O filme mais premiado do 52º Festival de Gramado foi Estômago 2 – O Poderoso Chef. Na tradicional premiação de encerramento do evento, o longa de Marcos Jorge levou cinco Kikitos: Melhor Ator (dividido entre Nicola Siri, que vive Dom Caroglio, e João Miguel, na pele de Raimundo Nonato), Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora e Melhor Filme eleito pelo júri popular. O filme tem distribuição da Paris Filmes e estreia nos cinemas de todo o Brasil no dia 29 de agosto.
“Eu busco entreter com inteligência. Eu busco entreter e fazer as pessoas refletirem. É lindo saber que o filme venceu prêmios de categorias, de roteiro e venceu o prêmio de júri popular. A gente tem que agradecer a muitas pessoas que fizeram este filme acontecer. Foi um filme muito difícil, uma produção internacional. Nós enfrentamos desafios que todos nós da indústria enfrentamos, neste caso um pouco duplicados. A equipe do filme é muito grande. Muito obrigada a todos vocês por terem prestigiado a gente e, em 29 de agosto, prestigiem o cinema brasileiro com a estreia de Estômago 2”, destacou Marcos Jorge em seu discurso durante a premiação.
Mais detalhes sobre Estômago 2, o filme mais premiado do 52ª Festival de Gramado
O longa se passa 16 anos após os acontecimentos do primeiro título, e acompanha a trajetória de Nonato, que possui inigualável talento para a culinária e conquistou os poderosos na hierarquia da cadeia. Nonato cozinha para o diretor, para o líder dos presidiários – Etecétera -, e para os carcereiros, com requintes de alta gastronomia. Mas, a chegada de um famoso mafioso italiano vai abalar as estruturas e colocará o chef no epicentro de uma feroz disputa de poder.
Filmado no Brasil e na Itália e falado nos dois idiomas, Estômago 2 traz no elenco nomes de peso do cinema italiano e europeu, como Violante Placido, Giulio Beranek, Marisa Laurito e Vincent Riotta.
O longa é produzido pela Zencrane Filmes, em coprodução com a Warner Bros. Discovery, Telecine, a italiana Alexandra Cinematográfica e contou com o patrocínio da Petrobras, além de distribuição da Paris Filmes.