Até o dia 20 de dezembro, o Festival de Filmes de Ciência – SFF Brasil, edição nacional do consagrado Science Film Festival, oferece ao público brasileiro 53 produções audiovisuais de 22 países, com acesso totalmente gratuito.
As sessões acontecem em centros culturais, escolas, universidades, cineclubes e museus espalhados por diversos estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul e Paraíba. Além disso, todos os filmes também estão disponíveis pela internet, permitindo que pessoas de qualquer região do país assistam às obras gratuitamente.
Objetivo do Festival de Filmes de Ciência em 2025
Com o lema “Conhecimento através do Entretenimento”, o festival tem como objetivo aproximar a ciência do público de todas as idades, especialmente do público infantojuvenil, com 34 filmes voltados para esse grupo. A proposta é tornar a ciência acessível, divertida e representativa, utilizando o audiovisual como ferramenta de sensibilização e aprendizado. Além das exibições, o SFF Brasil promove oficinas em escolas, debates com cineastas e formações para professores, ampliando ainda mais o alcance e o impacto do evento.
Um dos destaques da programação é a mostra dedicada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 21 a 26 de outubro, com o tema “Planeta Água”. Filmes como Sou Água, Chuva, Antártica e Eu, Coral, Rodólitos – The Rolling Stones, Te Moana Ora – O Oceano Vivo, Abrolhos – Paraíso em Perigo e Águas Quentes abordam questões ambientais urgentes e incentivam a reflexão sobre os cuidados com os oceanos e os recursos hídricos. Esses filmes também podem ser usados como materiais pedagógicos em sala de aula.
O SFF Brasil ainda terá participação especial na COP30, com uma programação educativa em Belém (PA), nos dias 14 e 15 de novembro, no Sesc Doca, incluindo oficinas e sessões de cinema voltadas ao público infantojuvenil. A edição brasileira do festival é realizada pela Midiativa, com apoio do Goethe-Institut, e conta com patrocínio da SKY Brasil, Escola Plus e Fundação Norma y Leo Werthein, além de apoio do ProAC e da Spcine.
7º Science Film Festival no Brasil – Festival de Filmes de Ciência
Mostras presenciais gratuitas de filmes, oficinas infantis e formação de professores
Plataforma online
De 1º de outubro a 20 de dezembro em todo o País
Sessões públicas e gratuitas do SFF Brasil em São Paulo*
Museu das Favelas – Largo Páteo do Colégio, 148, Centro, São Paulo
Biblioteca Roberto Santos – R. Cisplatina, 505 – Ipiranga, São Paulo
Espaço Petrobras de Cinema – Rua Augusta, 1475, São Paulo
CFC Cidade Tiradentes – Rua Inácio Monteiro, 6900, São Paulo – SP
Circuito Spcine de Cinema
Exibições nas unidades dos CEUs: Aricanduva, Artur Alvim, Barro Branco, Butantã, Caminho do Mar, Carrão, Feitiço da Vila, Freguesia do Ó, Jaçanã, Jambeiro, Meninos, Parque do Carmo, Parque Novo Mundo, Parque Veredas, Paz, Perus, Pinheirinho, Quinta do Sol, São Miguel, São Pedro, São Rafael, Taipas, Tremembé, Três Lagos, Vila Alpina, Vila Atlântica, Vila do Sol
*Ao longo de outubro a dezembro, novas sessões serão incorporadas à programação.
Para mais informações e a programação completa, visite o site do SFF e acompanhe as redes Instagram SFF 2025 | YouTube SFF Brasil
Catálogo – Aqui
Atividades Didáticas: Aqui
Linktree – https://linktr.ee/sffbrasil
