Com o intuito de proporcionar acesso à arte e à cultura aos residentes do Complexo da Maré, o Espaço de Cinema Cavideo inaugura suas atividades em 16 de abril, no Museu da Maré. A programação é totalmente gratuita. Ao mesmo tempo, inclui exibições de filmes ao longo de quatro meses, debates e oficinas.
Os filmes selecionados estão presentes no vasto acervo de mais de 350 obras da Cavideo, originada como locadora em 1997. Atualmente, ela é uma produtora de audiovisuais dirigida por Cavi Borges. Dentre os filmes em destaque, estarão Cidade de Deus – 10 anos depois, Distração de Ivan, entre outros.
Logo depois da conclusão do projeto em agosto, todo o equipamento adquirido para o espaço de exibição será doado para dar continuidade ao trabalho.
Debates mensais no Espaço de Cinema Cavideo
Mensalmente, haverá debates com convidados após as sessões, incluindo nomes como Neville de Almeida, Luciano Vidigal e Marcus Faustini. Também haverá uma oficina de realização e produção de filmes ministrada por Cavi Borges. Por fim, serão realizadas sessões com tradução em LIBRAS, audiodescrição e treinamento da equipe do projeto para interagir com o público com deficiência auditiva e visual.
O Espaço foi concebido por Pedro Monteiro, ator e produtor, em conjunto com o cineasta Cavi Borges. Tem apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
Na primeira semana, teremos: Jango; O que é isso, companheiro?; Várias Vidas de Joana, Manhã Cinzenta; Zuzu Angel e Torre das Donzelas.
O que é o Espaço de Cinema Cavideo?
Com 27 anos de atividade, a Cavideo desempenha um papel fundamental no fomento do cinema nacional. Nesse ínterim, estabeleceu diversas parcerias com espaços de projeção na cidade, como o Nós do Morro, no Vidigal e a Arteiros, na Cidade de Deus, entre outros.
“Nosso objetivo é ampliar o acesso dos moradores da Maré ao cinema e promover debates que estimulem reflexões artísticas, políticas e sociais sobre os temas abordados nos filmes. Sempre tivemos o desejo de estar em diferentes locais do Rio, pois a diversidade é uma marca registrada da Cavideo“, comenta Cavi.
“Levaremos nossa experiência não apenas na produção, mas também na distribuição e exibições em cineclubes. Trabalho que desenvolvemos ao longo de 27 anos“, conclui o diretor Pedro Monteiro.
Mais detalhes através deste LINK.