Era uma Vez em Hollywood não é o melhor filme da carreira de Quentin Tarantino (e é um dos menos “tarantinescos” também), mas nem por isso deixa de ser uma obra acima da média. Ou seja, tem uma montagem sempre esperta, um elenco afiadíssimo e uma metalinguagem que poderia se tornar cafona ou piegas se outros dirigissem. Contudo, não estamos falando de qualquer diretor!
O intuito de buscar o passado de Hollywood trás grandes possibilidades para a narrativa, para a recriação de figurino e cenários (há inserção de homenagens em todos os cantos, desde objetos até trilha sonora), bem como para mostrar um cenário diferente, muito mais inocente e pulsante. E falando em linha narrativa, todas as transições entre uma e outra são ótimas e quase nunca ficam cansativas ou confusas.
A química entre Leonardo DiCaprio e Brad Pitt é algo raro e se o primeiro esbanja desenvoltura ao entregar um personagem decadente, frustrado e lotado de tiques, o outro não fica atrás e é o contraponto disso (a luta entre ele e Bruce Lee é impagável!), sem se esquecer da crítica na questão de que os dublês sempre foram vistos como meros “trabalhadores braçais” e nunca tiveram o devido reconhecimento por lá. Margot Robbie completa a trinca com uma Sharon Tate apaixonante e insegura diante da reação do público em relação às suas atuações.
Era uma Vez em Hollywood e outras nuances
Tate, Polanski e a seita de Charles Manson surgem vagarosamente, sendo quase um plano de fundo para culminar num terceiro ato violento, pulsante, enervante e espetacular! Ah… e só para efeito de curiosidade, fique de olho na personagem Mara Bella, interpretada por uma atriz com no máximo 8 anos, que é uma espécie de alter ego de Tarantino, que sabe tudo sobre cinema e sobre como se portar frente às câmeras.
Era uma Vez em Hollywood já merece todas as indicações e prêmios. Tudo porque tem a coragem que vem faltando há décadas por lá e enche os olhos de todo espectador que se preze.
Sinopse de Era uma Vez em Hollywood
Rick Dalton é um ator de TV que tenta a todo custo entrar no primeiro time de atores de Hollywood. Ele conhece muitas pessoas influentes na indústria cinematográfica, o que acaba levando-o aos assassinatos realizados por Charles Manson.
Título Original: Once Upon a Time …in Hollywood
Ano Lançamento: 2019 (Estados Unidos)
Dir: Quentin Tarantino
Elenco: Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie, Emile Hirsch, Margaret Qualley, Dakota Fanning, Bruce Dern, Al Pacino
ORÇAMENTO: 90 Milhões de Dólares
NOTA: 8,5
- Confira outras críticas no Cinema e Pipoca!