Emilia Perez | Vale a pena assistir?

Fui conferir Emilia Perez por dois motivos: primeiramente porque participarei de uma live sobre o Oscar com o pessoal do Papo Aleatório no próximo domingo (02) – e o projeto tem 13 indicações – e, além disso, pela curiosidade. Este segundo ponto tem a ver com a profusão de críticas negativas que se somou desde antes de seu lançamento nos cinemas nacionais.

Dirigido pelo francês Jacques Audiard (O Profeta) que, em entrevistas, revelou não ter se aprofundado na cultura mexicana para moldar sua obra, que é baseada romance de Boris Razon. Existem títulos, como Gladiador ou Coração Valente, por exemplo, que não são fidedignos ao lidarem com história e cultura, venceram o Oscar de Melhor Filme e faturaram alto nas bilheterias e não há problema nisso. O que Audiard não entende, portanto, é que suas mais de duas horas de projeção precisam ter sentido narrativo.

Ao mesmo tempo, para piorar as coisas, ele praticamente não utilizou, nem no elenco e nem na produção, mexicanos, pois veja: Karla Sofía Gascón é espanhola, Zoe Saldana (Os Vingadores – Ultimato) e Selena Gomez, americanas e Edgar Ramirez, venezuelano. Apenas Adriana Paz é, de fato, mexicana.

Porém, vamos supor que todas essas derrapadas ficassem para trás. Seria histórico essa primeira indicação de Melhor Atriz para uma mulher trans. O problema? Os comentários preconceituosos de Gascón. Dali em diante, toda campanha da Netflix, que corre atrás do prêmio principal do Oscar há anos, derreteu.

Emilia Perez e suas canções que não funcionam

Emilia Perez recebeu indicações a Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção por duas músicas, sendo elas: “El Mal” e “Mi Camino”. Realmente são as ‘menos piores’. Em contrapartida, como não se envergonhar com aquele trecho onde cantam sobre ‘vaginoplastia’ em um tom que, a meu ver, chegou próximo do deboche.

Pense em uma novela ruim, tipo aquelas da Record. Temos um exemplar fílmico que custou 25 milhões de euros – a cena da protagonistas recebendo os filhos e a ex-esposa na nova casa é vergonhosa. O terceiro ato recupera um pouco do fôlego, mas até chegar nisso, me perguntava: ninguém julgou as atitudes do passado dela? Ela tornou-se uma benfeitora – e foi santificada – e isso a exime de toda culpa? E o dinheiro de Emilia Perez, que é milionária, não será investigado? Quando os créditos sobem, minha vontade foi de assistir a vários episódios de Maria do Bairro, para tentar esquecer dessa baboseira desrespeitosa.

Cartaz nacional de Emilia Pérez

Onde assistir Emilia Perez?

O filme está em cartaz nos cinemas de todo país.

Sinopse de Emilia Perez

Rita trabalha em um escritório de advocacia mais interessado em lavar dinheiro do que em servir a lei. Para sobreviver, ela ajuda um chefe do cartel a sair do negócio para que ela possa finalmente se tornar a mulher que sempre sonhou ser.

Nota Cinema e Séries: ★½

Título Original: Emilia Pérez
Ano Lançamento: 2024 (França | Bélgica)
Dir: Jacques Audiard

Elenco: Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón, Selena Gomez, Adriana Paz, Mark Ivanir, Édgar Ramírez, James Gerard, Agathe Bokja, Lucas Varoclier

Confira outras resenhas AQUI

Curiosidades de Emilia Perez

Sair da versão mobile