Do Sul a Vingança | Vale a pena assistir?
Do Sul a Vingança traz consigo a marca de ser a primeira ficção totalmente produzida no Mato Grosso do Sul. O projeto, que estreia em 15 de maio nos cinemas, tem direção de Fábio Flecha que, anteriormente, havia feito Lendas Pantaneiras, obra que foi direto para a televisão, além do roteiro dele e de Edson Pipoca.
Selecionado para os festivais World Film Festival (Cannes) e Los Angeles Film Awards 2025, é um faroeste brasileiro com pitadas de nonsense, ação e comédia, ou seja, o diretor é corajoso ao ampliar este foco e implementar cortes rápidos na montagem, além de diálogos que nos remetem a outros filmes – sejam eles nacionais ou internacionais – e obras literárias, por exemplo.
Contudo, um dos problemas aqui são as redublagens. Assim como comentei em meu texto de O Auto da Compadecida 2, certas cenas de Do Sul a Vingança precisaram passar por esse tipo de ‘reparo’ na pós-produção e não há como não estranhar quando certa frase é dita por um personagem e seu lábio não acompanha essas palavras. Com orçamento de R$ 397 mil, é fato que Fábio Flecha e todos os envolvidos fizeram milagre, mas esse descuido me tirou da imersão.
Do Sul a Vingança: as idas e vindas no tempo
Este aqui é um Brasil que muitos tentam esconder e não há motivos para isso, pois a arte deve tocar em feridas que seguem expostas. Além disso, ao longo dos pouco mais de 100 minutos, nota-se que a obra não quer ser levada a sério – e isso seria um problema gigantesco, caso ocorresse – e suas idas e vindas no tempo, com fotografia em preto e branco para marcar essas passagens, são totalmente acertadas.
David Cardoso ganha espaço na pele do Coronel Massada e está a vontade, mas outros não seguem a mesma naturalidade e exageram nos trejeitos. Do Sul a Vingança pega emprestado essas lendas e regionaliza sotaques, locações e até enquadramentos – mesmo que um ou outro acabam destoando, principalmente quando lidamos com coreografias de lita -, provando que há inúmeras possibilidades para seguirmos criando um cinema ainda mais pungente e divertido.
Onde assistir Do Sul a Vingança?
- O filme chega aos cinemas em 15 de maio
Sinopse de Do Sul a Vingança
Em busca de material para seu novo livro, o escritor Lauriano parte para a conturbada fronteira entre Mato Grosso do Sul, Paraguai e Bolívia, onde o crime organizado dita suas próprias leis, em busca de um “Jacaré”. O que começa como uma simples investigação se transforma em uma jornada inesperada, repleta de ação, conflitos e personagens excêntricos. Em meio ao caos de uma vastidão silenciosa e cheia de contrastes, Lauriano mergulha em uma trama tão perigosa quanto cômica — onde sobreviver é o seu maior desafio.
Nota Cinema e Pipoca: ★★½
Título Original: Do Sul a Vingança
Ano Lançamento: 2025 (Brasil)
Dir: Fabio Flecha
Elenco: Espedito Di Montebranco, Bruno Moser, Felipe Lourenço, Leandro Faria, Luciana Kreutzer, Victor Samudio, David Cardoso