Cinema e Séries

Direito no cinema: Dia Nacional da Advocacia Pública

jurado n 2 topo

No Brasil, o Dia Nacional da Advocacia Pública é celebrado em 07 de março e, por conta disso, o Cinema e Séries fala sobre o direito no cinema. Este sub-gênero tem sido um excelente veículo para retratar este trabalho, especialmente nos filmes que abordam a luta pela justiça, a ética e as complexas relações entre o direito e a sociedade.

Vamos falar sobre suas sinopses, elenco, direção e algumas curiosidades, em obras primas como Doze Homens e uma Sentença e outros menos falados, como O Júri. Vem com a gente e entenda.

Direito no cinema: de obras primas a filmes projetos menos conhecidos

Doze Homens e uma Sentença (1957)

Doze Homens e uma Sentença é um clássico do cinema, indicado a 3 Oscars, incluindo Melhor Diretor (Sidney Lumet) e Melhor Roteiro Adaptado. Na sinopse, que se passa em uma sala de júri, onde doze jurados devem decidir o destino de um jovem acusado de homicídio.

Enquanto a maioria dos jurados está convicto da culpa do réu, um único homem acredita na inocência do acusado e tenta convencer os outros a reavaliar a evidência. O elenco tem nomes incríveis, como: Henry Fonda, Lee J. Cobb, Jack Warden, E.G. Marshall e Joseph Sweeney.

Curiosidades de Doze Homens e uma Sentença

A Firma (1993)

Tom Cruise, antes de entrar para a saga Missão: Impossível, esteve em A Firma, Ele é Mitch McDeere, um jovem advogado que, após se formar em Harvard, aceita uma oferta de emprego de uma prestigiada firma de advocacia em uma cidade pequena. No entanto, Mitch logo descobre que a firma está envolvida em atividades ilícitas, e ele é forçado a fazer escolhas difíceis entre a lealdade à firma e à justiça.

Baseado no livro de John Grisham, explora temas como corrupção, ética profissional e a busca por justiça. Bem recebido pela crítica, teve direção de Sydney Pollack (A Interprete) e, além de Cruise, nomes como Gene Hackman e Ed Harris como coadjuvantes.

Direito no cinema

Curiosidades de A Firma

Filadélfia (1993)

Filadélfia venceu o Oscar de Melhor Ator (Tom Hanks), além de ser indicado a Melhor Canção Original com a música “Streets of Philadelphia”, de Bruce Springsteen. Este é um drama jurídico que acompanha Andrew Beckett, um advogado de uma grande firma de advocacia que é demitido após ser diagnosticado com AIDS.

Ele processa a empresa por discriminação, sendo representado pelo advogado Joe Miller, que inicialmente reluta em defender Beckett devido a preconceitos pessoais. Há temáticas como discriminação, direitos civis e as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com HIV/AIDS na década de 1990.

Curiosidades de Filadélfia

Um Sonho de Liberdade (1994)

Baseado no conto de Stephen King, Um Sonho de Liberdade, dirigido por Frank Darabont, conta a história de Andy Dufresne, um banqueiro condenado injustamente pelo assassinato de sua esposa e do amante. No cárcere de Shawshank, ele faz amizade com Ellis “Red” Redding, e juntos enfrentam a brutalidade do sistema prisional.

Muitos cinéfilos têm este projeto como o melhor de todos os tempos e, além disso, recebeu indicações a Melhor Filme, Ator para Morgan Freeman e Melhor Roteiro Adaptado.

Direito no cinema

Curiosidades de Um Sonho de Liberdade

Tempo de Matar (1996)

Mais uma obra tirada do romance de John Grisham, Tempo de Matar é estrelado por Matthew McConaughey, Samuel L. Jackson, Sandra Bullock, Kevin Spacey e Donald Sutherland e dirigido por Joel Schumacher.

Segue o caso de Carl Lee Hailey, um homem negro que mata dois homens brancos que estupraram sua filha. O advogado Jake Brigance assume a defesa de Carl Lee, enfrentando uma cidade dividida racialmente e o preconceito local.

Curiosidades de Tempo de Matar

Advogado do Diabo (1997)

Advogado do Diabo é um thriller psicológico com Keanu Reeves, Al Pacino e Charlize Theron em início de carreira. No roteiro, conhecemos Kevin Lomax, um advogado de sucesso que começa a trabalhar para uma poderosa firma de advocacia em Nova York.

John Milton, seu chefe é, na verdade, o próprio diabo e manipula situações e pessoas para seu próprio ganho. Taylor Hackford dirige este projeto, que fez mais de US$ 150 milhões nas bilheterias.

Direito no cinema

Curiosidades de Advogado do Diabo

Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000)

Baseado em uma história real, Julia Roberts é a protagonista, que é uma mulher sem formação jurídica que, após conseguir um emprego em um escritório de advocacia, descobre uma grande conspiração envolvendo a Pacific Gas and Electric Company (PG&E).

Ela investiga e coleta evidências de contaminação da água em uma cidade pequena, o que leva a um dos maiores processos de litígios ambientais da história dos Estados Unidos. A atriz faturou o Oscar e outros diversos prêmios e indicações.

Curiosidades de Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento

O Júri (2003)

Este é o terceiro filme baseado em livros de John Grisham, contudo, O Júri, é o menos conhecido. Gary Fleder dirige John Cusack, Gene Hackman, Rachel Weisz e Dustin Hoffman neste projeto interessante.

Segue a história de um jovem advogado que é chamado para defender um caso de assassinato onde um jurado, durante o julgamento, passa a ser alvo da pressão pública e da moralidade. O caso gira em torno de um homem acusado de matar uma grande figura do mercado corporativo.

Direito no cinema

Curiosidades de O Júri

O Preço da Verdade – Dark Waters (2019)

E o direito no cinema também está em O Preço da Verdade – Dark Waters, com Mark Ruffalo, Anne Hathaway e Tim Robbins. O longa metragem, que pode ser visto na Netflix, foi indicado para o César de Melhor Filme Estrangeiro, para o Satelite Award de Melhor Ator em filme dramático (Mark Rufallo) e Roteiro Adaptado.

Robert Bilott, um advogado ambientalista que desafiou uma das maiores corporações do mundo, a DuPont, após descobrir a poluição por produtos químicos que estavam contaminando a água de uma cidade americana. Bilott luta contra o sistema jurídico, a indústria poderosa e até mesmo seus próprios superiores para trazer à tona a verdade sobre os danos causados pelo químico PFOA, amplamente utilizado em produtos como teflon.

Curiosidades de O Preço da Verdade – Dark Waters

Jurado Nº 2 (2024)

Último filme de Clint Eastwood, pelo menos até o momento, Jurado Nº 2 é um thriller jurídico excelente com Nicholas Hoult, Toni Collette e Michael Shannon. Poderia ter sido melhor reconhecido nas premiações, até por respeito pelo próprio diretor.

Acompanha um jurado que começa a questionar a verdade de um caso de assassinato em que está envolvido. Ele começa a duvidar da culpa do réu e se vê em um dilema moral, enfrentando pressões tanto da lei quanto da sociedade para chegar a uma decisão que altere o destino de uma vida.

Direito no cinema

Curiosidades de Jurado Nº 2

E então, quais destes filmes é o seu favorito?

Sair da versão mobile