De Menor – A Série terá pré-estreia no Festival do Rio 2025

Depois de sua estreia internacional na 75ª Berlinale, em fevereiro deste ano, De Menor – A Série, dirigida por Caru Alves de Souza, fará sua pré-estreia nacional no Festival do Rio 2025. A exibição está marcada para a próxima terça-feira (07/10), às 21h30, no Estação NET Rio, como parte da programação da Première Brasil, seção dedicada às principais produções brasileiras do ano.

A série, composta por seis episódios, propõe uma abordagem não convencional sobre adolescentes em conflito com a lei, com cada episódio explorando um gênero ou formato diferente — como musical, game, programa de TV e podcast. Com linguagem não-naturalista e cenografia inspirada em palcos teatrais, a obra busca questionar as estruturas sociais por trás do sistema de justiça juvenil no Brasil. A veiculação será feita pelo Canal Brasil, com data ainda a ser anunciada.

Episódios que serão exibidos de De Menor – A Série, no Festival do Rio

No Festival do Rio serão exibidos os episódios 1 e 3. O primeiro mostra um jovem acusado de tráfico que entra em um “conflito musical” com um juiz indeciso sobre sua sentença. Já o terceiro transforma o caso de uma adolescente que comete um assalto em um programa sensacionalista de TV. A série traz no elenco Grace Orsato, Giulia Del Bel e William Costa, além de participações especiais de Rita Batata e Giovanni Gallo, protagonistas do longa “De Menor” (2013), que inspirou a série.

“De Menor – A Série” é uma produção da Tangerina Entretenimento, com roteiro construído em processo colaborativo com o elenco. A equipe criativa conta com nomes premiados, como Leonardo Feliciano (fotografia), Camila Rizzo (montagem) e Julio Dojcsar (direção de arte). O projeto foi viabilizado por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (Ancine/BRDE), ProAC e Spcine. O trailer oficial e teasers de todos os episódios estão disponíveis no canal da produtora no YouTube: youtube.com/tangerinafilmes.

De Menor – A Série

Quem é Caru Alves de Souza?

Caru Alves de Souza, que já tem história na Berlinale, como vencedora da mostra competitiva Generation 14plus em 2020 com seu longa “Meu Nome é Bagdá”, se empenhou em criar uma série que desnaturaliza a violência enfrentada por adolescentes desassistidos. A escolha por uma linguagem não-realista, com cenas encenadas em um palco de teatro, expõe a ideia de que existe uma construção social por trás das situações mostradas.

A diretora afirma que o projeto visa quebrar constantemente o fluxo narrativo para lembrar ao espectador que, embora os acontecimentos sejam realistas, eles não são reais, convidando à reflexão sobre as injustiças e a forma como a sociedade lida com esses jovens.

Elenco e produção de De Menor – A Série

O elenco conta com Grace Orsato, Giulia Del Bel, William Costa, além de Benjamín, Luan Carvalho, e Taciana Bastos. A atriz Carlota Joaquina, o músico Shabazz, Rita Batata, e Giovanni Gallo, este último protagonista do longa De Menor, também fazem participações especiais.

A produção fica por conta da Tangerina Entretenimento, da cineasta Tata Amaral, e tem uma equipe criativa composta por grandes nomes: o diretor de fotografia Leonardo Feliciano (de “Marte Um”), a montadora Camila Rizzo, o diretor de arte Julio Dojcsar, a figurinista Silvana Marcondes, a preparadora de elenco Marina Medeiros, o editor de som Pedro Noizyman, e o autor da trilha musical André Whoong, todos com experiência no cinema brasileiro contemporâneo.

Sinopse de De Menor – A Série

De Menor – A Série é uma produção fictícia que aborda as injustiças cometidas contra jovens em situação de vulnerabilidade, com foco em audiências envolvendo adolescentes em conflito com a lei.

A cada episódio, seis jovens atores interpretam personagens que participam de histórias com gêneros e estilos narrativos diferentes, como um musical, um programa de TV sensacionalista, ou uma audiência surreal organizada em uma sala de jantar. O último episódio traz um defensor público e dois jovens comentando o conteúdo como se fosse um “vídeo react”.

Sair da versão mobile