Notícias

Curta-metragem Beira estreia na Mostra Tiradentes

Integrando a programação da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, o curta-metragem Beira, dirigido por Marcela Bonfim, estreia no dia 31 de janeiro, às 19h, em sessão no Cine Praça, em Tiradentes (MG). Realizado em Porto Velho (RO), o filme marca a presença de uma produção rondoniense em um dos mais importantes espaços de difusão do cinema brasileiro contemporâneo, ampliando a visibilidade do audiovisual produzido na região Norte.

Sinopse do curta-metragem Beira

Com direção, roteiro, trilha sonora e produção assinados pela própria Marcela Bonfim, “Beira” é um drama que mistura cotidiano e fabulação para abordar temas como negritude, identidade, pertencimento, memória e vivências LGBTQIA+.

A obra propõe um olhar sensível sobre as margens (in)visíveis da cidade e nasce, segundo a diretora, como um gesto político de ocupação de espaços historicamente negados às narrativas amazônicas e negras no cinema nacional.

Curta-metragem Beira
Curta-metragem Beira

Mais detalhes sobre o curta-metragem Beira

Selecionado pelo Edital de Curtas-Metragens Brasil com S, da Embratur — que escolheu apenas cinco projetos em todo o país em 2025 —, o filme também dialoga com a proposta de valorização cultural e territorial do Brasil no exterior. Em sua pesquisa artística, Marcela aprofunda o conceito de Amazônia Negra, entendendo a “beira” não apenas como espaço geográfico, mas como estado de existência atravessado por espiritualidade, memória, afetos e resistência de corpos negros e LGBTQIA+.

Na narrativa, acompanhamos Eva, que retorna a Porto Velho para resgatar a antiga casa da avó, parteira e benzedeira da comunidade. O reencontro com a cidade desperta lembranças, silêncios e histórias guardadas nas margens do Rio Madeira. Com participações marcantes, como a canção “Juízo”, de Marcelo Jeneci, e apoio institucional do Tribunal de Justiça de Rondônia, “Beira” se consolida como uma obra potente, que transforma margem em centro e reafirma o cinema amazônico como território de criação, memória e reinvenção.

Trailer de Beira

Eder Pessoa

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net