Notícias

Curta-metragem Amarela é pré-indicado ao Oscar 2026

O curta-metragem Amarela, dirigido por André Hayato Saito, conquistou a pré-indicação ao Oscar 2026 e figura entre os 15 títulos selecionados na categoria Melhor Curta-Metragem Live-Action. O filme brasileiro teve exibição no Festival de Cannes em 2024, ampliando sua visibilidade internacional antes de chegar à disputa pela maior premiação do cinema mundial.

O diretor também prepara seu primeiro longa-metragem, Crisântemo Amarelo, selecionado para o prestigiado TorinoFilmLab FeatureLab. André Hayato Saito ainda foi contemplado com uma bolsa do Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica voltada ao fortalecimento do audiovisual brasileiro, que apoia a formação e o desenvolvimento de talentos nacionais.

curta-metragem Amarela
curta-metragem Amarela

Caminho do curta-metragem Amarela nos festivais

Escrito por André Hayato Saito, Luigi Madormo, Tatiana Wan e Éri Sarmet, o curta é produzido pela MyMama Entertainment. A trajetória de Saito inclui a exibição de seus trabalhos em festivais de destaque, como Cannes, Moscou e eventos no Uruguai. Sua filmografia é marcada pela investigação de suas raízes nipo-brasileiras, além de reflexões sobre identidade, ancestralidade e os ciclos de vida e morte.

Filmes brasileira pré-selecionados para o Oscar 2026

Além de Amarela, outros brasileiros aparecem na lista de pré-indicados ao Oscar 2026. O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, concorre nas categorias Melhor Filme Internacional e Direção de Elenco, enquanto Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, disputa o prêmio de Melhor Documentário.

O diretor de fotografia Adolpho Veloso também foi lembrado por seu trabalho em Sonhos de Trem, de Joel Edgerton. A lista oficial de indicados será divulgada em 22 de janeiro de 2026, e a cerimônia acontece em 15 de março de 2026.

Eder Pessoa

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net