Não há como negar que Control – O Poder da Mente, lançado pela A2 Filmes no Brasil, bebe da fonte de diversos outros scifi. Primeiramente porque a estética daquela sala e dos jogos em que a protagonista é exposta, lembram Cubo (mas sem o mesmo grau elevado de violência). Em seguida porque temos pitadas de Akira, pelos poderes mentais e até mesmo A Origem.
Vale ressaltar que o diretor James Mark vem de trabalhos como dublê em obras como Resident Evil 5, Kick Ass e Scott Pilgrim. E será que se sai bem nessa outra função? Sim e não. Pois, a princípio, tecer uma comparação entre castelos de areia e a vida da protagonista, que está se desmoronando sem ela entender o motivo, é ponto positivo. Assim como falar sobre inteligências artificiais num momento onde o ChatGPT e outros programas trazem um certo medo para a sociedade.
Entretanto, George Tchortov (Robocop), parece um Sam Worthington genérico e pouquíssimo inspirado. E, neste caso, o drama precisaria de maior categoria, o que não acontece. Contudo, me peguei pensando se o marido ou a filha de Eileen (vivida por Sarah Mitich), de fato, existiam ou era algo ‘colocado’ em sua mente.
Control – O Poder da Mente, é um filme canadense que conta com efeitos especiais simples, mas funcionais para o que o roteiro precisa. Não mudará a vida de ninguém, mas se estiver de bobeira, num final de semana chuvoso, pode ser uma boa pedida.
Onde assistir Control – O Poder da Mente?
Para assistir ao filme online, acesse o Now, da Claro. Mas pode alugá-lo ou comprá-lo no Microsoft, Apple TV, Google Play Movies ou Amazon Video.
Sinopse do filme
Uma mãe trancada em um quarto é incumbida por uma voz desconhecida de completar desafios cada vez mais difíceis se ela quiser salvar a vida de sua filha. Como a frequência e a intensidade das tarefas ameaçam sobrecarregá-la, ela deve juntar os capítulos mal lembrados de sua vida antes da prisão se quiser garantir sua liberdade, resgatar sua filha e escapar desse pesadelo.
Nota Cinema e Pipoca: ★★½
Título Original: Control
Ano Lançamento: 2022 (Canadá)
Dir: James Mark
Elenco: Sarah Mitich, George Tchortov, Evie Loiselle, Karen LeBlanc