CÓDIGO DE CONDUTA

6 5wikicine.com.br

 

O cinema já nos proporcionou diversas surpresas, roteiros densos e milimetricamente escritos que nos deixar boquiabertos com as peripécias dos personagens. Ultimamente é raro isso acontecer, até porque Hollywood se prendeu aos infinitos remakes dos terrores oitentistas e nos desfechos com soluções fáceis, bocejantes e muitas vezes irritantes.

Quando assisti ao primeiro trailers de ‘Código de Conduta’, percebi que poderia estar à frente de algo diferenciado, usufruindo de dois astros espetaculares como Jamie Foxx (‘Ray’) e Gerard Butler (‘300’) e trazendo a tona os meandros e falhas no sistema judicial norte-americano. Porém, tínhamos atrás das câmeras F. Gary Gray, que tem no currículo ‘Uma Saída de Mestre’ por exemplo, que é divertido e só.

O primeiro ato é sensacional, cruel e intenso e começa com o assassinato da família de Clyde Shelton por dois assaltantes que invadem sua casa. Um dos culpados ganha liberdade ao fazer um acordo com o promotor Nick Rice e o outro é executado, mas algo sai errado. Anos mais tarde, o criminoso é encontrado morto e Clyde vai preso, mesmo sem provas concretas. O que o ex-pai de família quer é desmantelar o sistema judicial, corrupto e decadente.

O diretor disponibiliza uma violência quase gratuita na tela (a morte da prefeita, o esquartejamento de um homem, a explosão no estacionamento) e todas as boas intenções da trama são jogadas para escanteio e acabam sendo incoerentes e inaceitáveis. Com um desfecho que ofende a capacidade de raciocínio do espectador, ‘Código de Conduta’ deixa claro que realmente está cada vez mais raro sermos surpreendidos nas telonas.

Título Original: Law Abiding Citizen
Ano Lançamento: 2009 (EUA)
Dir.: F. Gary Gray
Elenco: Jamie Foxx, Gerard Butler, Colm , Bruce McGill, Leslie Bibb, Michael Irby, Gregory Itzin, Regina Hall

ORÇAMENTO: 40 Milhões de Dólares

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

3 comments

comments user
Beatriz D.

quando assisti o trailer esperava bem mais, não do desenrrolar do filme, pq pra mim foi otimo só odiei o final, cagaram hein

comments user
Gonga

Concordo com a tua pontuação ao filme, achei um pouco "americano",embora a parte inicial esteja muito bem a parte final foi muito fraca

comments user
DANIEL BP

E aí cara, quanto tempo!
Ainda não vi esse filme, mas ele sempre me pareceu meio mediano…

Aproveito pra divulgar o meu novo blog, por enquanto eu tô só reciclando posts do CineMaxi, mas daqui a uma semana a coisa vai mudar.
Até mais.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net