Connect with us

Notícias

Mesmo com apoio do circuito exibidor, cinema nacional não retoma patamar de 2020

Published

on

sessão adaptada para pessoas autistas

Aconteceu nesta terça-feira (28) uma audiência pública na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, com a presença de produtores, exibidores, distribuidores e cineastas, em que foram apresentadas demandas para fortalecimento do cinema nacional. Dentre as declarações, se destacaram as que tratam de medidas para que as produções brasileiras enfrentem a concorrência internacional, como a Cota de Tela.

Frente às alegações de que os filmes nacionais são menos favorecidos nas programações semanais dos cinemas, a ABRAPLEX (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex) e a FENEEC (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas), esclarecem que o exibidor brasileiro torce muito pelo filme nacional, bem como trabalha incessantemente para a retomada do setor. 

Ao longo da Audiência Pública, Lucio Otoni, presidente da FENEEC, ressaltou que é preciso que a opinião pública e as pessoas envolvidas no audiovisual compreendam que os exibidores estão envolvidos não só na cultura, mas também no comércio e que precisam de filmes performando bem, para que as contas, incluindo os altos aluguéis nos shoppings, sejam pagas a cada fim de mês. Os exibidores são apenas um dos elos de uma indústria que emprega centenas de milhares de pessoas.

Diferentemente do produtor e do distribuidor, que são remunerados ao longo de toda a carreira do filme (cinema, PVOD, streaming, TV paga, TV aberta etc…), a única oportunidade para o exibidor está nos ingressos que ele vende durante as poucas semanas em que o filme fica em cartaz, o que reforça, ainda mais, a constatação de que os exibidores são os maiores interessados na boa performance de um longa. 

cinema nacional

Mais detalhes sobre o cinema nacional e o circuito exibidor no Brasil

Como também pontuou Otoni, a cada 100 sessões que estiveram nos cinemas no Brasil neste ano, 13 foram de filmes nacionais. “Infelizmente, o share nacional em 2023 está entre 2,5 e 3%. E o parque exibidor não tem fôlego para ficar esperando o filme performar. Muitos longas saem das salas por estarem levando menos de 10 pessoas por sessão. Existe uma série de filmes para entrar, 8 a cada semana, e quando um filme não alcança o resultado, precisa ser retirado de algumas salas, por conta dos altos custos de operação”, reforça.

Os critérios para que os filmes permaneçam em exibição são puramente técnicos, baseados em ferramentas como o Google Trends, além de análises de empresas como Gower Street Analytics. E o objetivo é sempre o mesmo: atender a demanda do público, ou seja, colocar sessões de cada filme suficientes para que todos possam assistir. Portanto, não existe nenhuma diferença financeira entre o filme estrangeiro e o filme brasileiro sob a perspectiva do exibidor.

A exibição sofreu muito, como todos sabem, na pandemia. Em 2022 os números melhoraram um pouco, mas nem em 2023 chegaram aos patamares de 2019. A consequência disso é o endividamento muito alto dos exibidores”, pontua o presidente da FENEEC.

Tudo isso, em um cenário complexo, com greve dos roteiristas dos Estados Unidos, reflexos ainda grandes da pandemia e a falta de regulamentação da janela de exibição. Se antes havia uma janela de 5 meses para o filme ser lançado no streaming, hoje está em 45. Isso reflete diretamente no impulso do consumidor, que passa a comparecer aos cinemas para assistir filmes de grande porte, favorecendo os blockbusters, e deixa os de pequeno e médio porte para assistirem no streaming. 

Depois do produtor, não há ninguém que, na segunda-feira, fique mais decepcionado quando o filme não vai bem do que o exibidor, porque a conta que está na mesa dele é muito alta para pagar. É preciso discutir o fomento, mas também o marketing dos filmes, o engajamento dos atores, a cota de tela”, concluiu o executivo, também na Audiência Pública.  

Advertisement

Para Marcos Barros, presidente da ABRAPLEX, é possível elevar o patamar do cinema nacional. “Juntos, promovendo discussão técnica sobre os temas que são de relevância para o segmento, distribuidores, produtores e exibidores podem levar o cinema brasileiro para patamares muito mais altos do que a média histórica”, diz.

Para Marcos Barros, presidente da ABRAPLEX, é possível elevar o patamar do cinema nacional. “Juntos, promovendo discussão técnica sobre os temas que são de relevância para o segmento, distribuidores, produtores e exibidores podem levar o cinema brasileiro para patamares muito mais altos do que a média histórica”, diz.

Contato: contato@cinemaeseries.com.br
Cinema e Séries
Youtube: youtube.com/cinemaepipoca
Facebook: facebook.com/sitecinemaeseries
Instagram: @sitecinemaeseries

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Notícias

Sabrina Carpenter em Mamma Mia 3: saiba se isso pode acontecer

Published

on

sabrina carpenter mamma mia

Amanda Seyfried revelou que gostaria de ter Sabrina Carpenter em Mamma Mia 3. Em entrevista ao Entertainment Tonight, a atriz afirmou acreditar que o projeto “já está praticamente confirmado”, mesmo sem um anúncio oficial.

Conhecida por interpretar Sophie nos dois filmes anteriores, Seyfried sugeriu que o novo capítulo retomaria a história de sua personagem no presente, ao mesmo tempo em que apresentaria novos rostos ao elenco.

Sabrina Carpenter em Mamma Mia 3
Melhores filmes de Meryl Streep – Sabrina Carpenter em Mamma Mia 3

Seyfried já havia sugerido Sabrina Carpenter em Mamma Mia 3

Seyfried já havia apoiado a entrada da estrela pop na franquia e, ao ser questionada novamente, sugeriu que Carpenter não interprete necessariamente sua filha, como muitos fãs imaginavam, mas sim uma nova integrante da família — talvez uma prima distante.

Ela também mencionou o desejo de ver Sydney Sweeney no filme (vale lembrar que ambas estarão juntas em A Empregada), elogiando a atriz e dizendo que ambas adorariam participar desse universo vibrante e musical.

A produtora Judy Craymer revelou recentemente que existe um roteiro para Mamma Mia 3, reforçando que a intenção sempre foi expandir a história. Seyfried acrescentou que o retorno dos “três pais” está previsto, mantendo o mistério sobre a real paternidade de Sophie — um elemento clássico da franquia.

Segundo a atriz, Meryl Streep voltaria, enquanto Christine Baranski e Julie Walters também retornariam para mais números musicais em um destino tropical, ao som de ABBA, é claro.

Vale lembrara que Sydney Sweeney já declarou, em 2023, que adoraria integrar o elenco e viajar para a Grécia para participar do clima leve e divertido da franquia. Os dois filmes anteriores somaram, juntos, pouco mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais.

Continue Reading

Notícias

Onde assistir A Cauda do Diabo: confira aqui

Published

on

a cauda do diabo topo

Para quem está procurando onde assistir A Cauda do Diabo, o Looke anunciou que o filme chega à plataforma em 21 de novembro como lançamento exclusivo. No elenco, poderemos ver: Luca Argentero, Cristiana Dell’Anna e Francesco Acquaroli, sob direção de Domenico de Feudis.

Além deste título há outros, como:

  • a comédia Sonhador Americano, com Peter Dinklage, Shirley MacLaine, Matt Dillon e Danny Glover.
  • os suspenses, destacam-se Espiral de Violência e MK Ultra: Controlando Mentes
  • a ação O Preço de Uma Vida e
  • o terror Filho do Diabo.

Sinopse de A Cauda do Diabo

O longa italiano acompanha a história de Sante Moras, um ex-policial que passa a trabalhar como agente penitenciário na Sardenha até ser injustamente acusado de matar um preso ligado ao assassinato de uma adolescente. A trama envolve uma organização criminosa e mergulha o protagonista em um jogo perigoso de perseguição e sobrevivência.

Onde assistir A Cauda do Diabo
Onde assistir A Cauda do Diabo

Onde assistir A Cauda do Diabo

O Looke recebe dezenas de lançamentos mensais e oferece planos acessíveis para diferentes perfis de assinantes. Até 30 de novembro, o plano anual está com preço promocional de R$ 99,90, garantindo 14 meses de acesso total ao catálogo (12 meses + 2 meses gratuitos).

A assinatura inclui três telas simultâneas e o Looke Kids, ambiente seguro voltado ao público infantil e juvenil. A promoção é válida apenas pelo site oficial e pode ser paga via Pix ou cartão de crédito.

Continue Reading

Notícias

Drama Corações Naufragados encerra as filmagens

Published

on

Drama Corações Naufragados

O drama Corações Naufragados encerrou suas filmagens na última quinta-feira (06). Dirigido por Caco Souza e com roteiro e produção executiva de Cacilda de Jesus, o filme revisita um episódio pouco lembrado da história brasileira: os ataques do submarino alemão U-507 à costa sergipana em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.

As filmagens ocorreram em importantes locais históricos de Sergipe, como o Convento São Francisco, em São Cristóvão, e o Palácio Carvalho Neto, em Aracaju, reforçando a autenticidade da narrativa. Outros pontos simbólicos também serviram como cenário, como o Palácio-Museu Olímpio Campos e o Terminal Marítimo Inácio Barbosa, na Barra dos Coqueiros.

As gravações foram concluídas na Praia do Saco, em Estância, onde náufragos brasileiros realmente chegaram após o ataque. Além disso, o longa reforça Sergipe como polo cinematográfico emergente, valorizando a cultura e os espaços locais.

Elenco do drama Corações Naufragados

O elenco reúne atores consagrados da TV e do cinema brasileiro, como Olivia Torres, William Nascimento, Dalton Vigh, Daniel de Oliveira, Wagner Santisteban, Mina Nercessian, Leonardo Medeiros, Gabi Britto, Domingos Antônio e Anne Samara, além de mais de 40 artistas sergipanos.

Para muitos intérpretes, gravar em Sergipe representou uma experiência transformadora — uma oportunidade de fazer cinema fora do eixo Rio–São Paulo e de participar de um projeto que resgata um capítulo esquecido da história do país. Wagner Santisteban destacou o acolhimento local e o prazer de trabalhar com profissionais de todo o Brasil.

Sinopse de Corações Naufragados

Ambientada entre Rio de Janeiro e Sergipe, a trama acompanha Lucinda Camargo, jovem jornalista que decide revelar sua identidade após escrever sob pseudônimo masculino, e o Capitão Francisco da Silva, oficial da Marinha e líder clandestino antinazista.

Entre romance e resistência, os dois enfrentam repressão política e as consequências da guerra que vitimou mais de 600 civis brasileiros. Com estreia prevista para 2026 e recursos já captados pelo Fundo Setorial do Audiovisual, o drama Corações Naufragados mira festivais nacionais e internacionais, plataformas de streaming e um amplo diálogo entre arte, memória e identidade brasileira.

Continue Reading

Notícias

Primeiras imagens do live action de The Legend of Zelda

Published

on

live action zelda

As imagens do live action de The Legend of Zelda foram reveladas pela Sony e pela Nintendo. Divulgadas pelo aplicativo Nintendo Today, as fotos mostram os jovens atores Bo Bragason e Benjamin Evan Ainsworth caracterizados como a Princesa Zelda e o herói Link, respectivamente.

As prévias exibem os dois em um campo verdejante, com Zelda empunhando seu icônico arco e flecha e ambos usando trajes completos, incluindo as orelhas hylianas que caracterizam o povo do reino de Hyrule.

Confiras as primeiras imagens do live action de The Legend of Zelda

primeiras imagens do live action de The Legend of Zelda
primeiras imagens do live action de The Legend of Zelda
primeiras imagens do live action de The Legend of Zelda
primeiras imagens do live action de The Legend of Zelda

Dirigido por Wes Ball (Planeta dos Macacos – O Reinado e Maze Runner), tem estreia marcada para 7 de maio de 2027. Ball revelou que o processo visual foi desafiador, mas recompensador, especialmente na criação de composições que simulam uma “câmera simultânea”.

A escolha dos protagonistas do live action de The Legend of Zelda

A escolha dos protagonistas foi anunciada por Shigeru Miyamoto, da Nintendo, que atua como produtor do filme. Em comunicado nas redes sociais, Miyamoto celebrou o elenco ao afirmar: “Tenho o prazer de anunciar que, para o filme live-action de ‘The Legend of Zelda’, Zelda será interpretada por Bo Bragason e Link por Benjamin Evan Ainsworth. Estou muito ansioso para vê-los nas telonas”.

Bo Bragason, atriz inglesa conhecida por trabalhos como Three Girls, The Jetty e Renegade Nell, traz experiência em dramas e fantasia, enquanto Benjamin Evan Ainsworth — voz de Pinóquio na versão de Robert Zemeckis e ator em A Maldição da Mansão Bly. Será que juntos eles farão jus à saga?

Continue Reading

Trending

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net