Cary-Hiroyuki Tagawa, conhecido mundialmente por interpretar o feiticeiro Shang Tsung na franquia Mortal Kombat, faleceu ontem (05) em Santa Bárbara. O ator, que tinha 75 anos, teve como causa da morte as complicações decorrentes de um AVC, segundo informações de um representante.
Seus papeis de maior destaque, além do vilão da saga de luta baseada em um game, foram em O Último Imperador, de Bernardo Bertolucci e em 007 – Licença para Matar.
Carreira de Cary-Hiroyuki Tagawa
Em 2013 voltou ao seu papel mais famosos na série Mortal Kombat: Legacy (2013) e deu voz ao personagem no jogo Mortal Kombat 11. Também esteve em filmes como Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986), fazendo sua estreia nas telonas, esteve na 4ª temporada de Miami Vice (1987), O Último Imperador (1987), Massacre no Bairro Japonês (1991), Vampiros de John Carpenter (1998), Planeta dos Macacos (2001), Memórias de uma Gueixa (2005), 47 Ronins (2013), a série da Prime Video, The Man in the High Castle (2015) e muitos outros.
Nascido em Tóquio, era filho de uma atriz e de um nipo-americano que serviu no exército dos EUA. Jovem, se mudou para a Califórnia, se formou em atuação e ainda desenvolveu e ensinou seu próprio estilo de artes marciais, chamado Chu Shin. Ele deixa três filhos — Calen, Byrnne e Cana — e dois netos, River e Thea Clayton.
Sua empresária, Margie Weiner, disse: “alma rara: generoso, atencioso e infinitamente dedicado à sua arte”.
