CÃO VS. CÃO

cao4

Desde que comecei a apreciar o cinema oriental, percebi diversas nuances que o distinguem do cinemão hollywoodiano e até dos filmes independentes ocidentais. A carga dramática é mil vezes mais intensa – e em certos momentos, quase caricato –, os personagens na maior parte das vezes vão, literalmente, até as últimas conseqüências para alcançar seus objetivos e há tons cômicos no meio das tais cenas dramáticas, que podem incomodar os ‘marinheiros de primeira viagem’.

Sim, CÃO VS. CÃO tem todos esses detalhes e o espectador acaba sendo apresentado, ou melhor, jogado para um roteiro sem maiores explicações no ato inicial e presenciando bastante violência urbana. Um fator interessante a ser colocado é que o diretor POU-SOI CHEANG (FÚRIA VERMELHA) trabalha até certo ponto bem com o silêncio e até pontua algum tipo de crítica social entre as classes.

Mas CHEANG entra numa armadilha criada por ele mesmo e seus maneirismos irritam o espectador, principalmente quando o assassino divide a tela com uma garota que mora num tipo de aterro sanitário e outro descontentamento meu em relação ao filme, foi vê-lo dublado, o tratamento é bem primário. Daí chegamos no terceiro ato e inexplicavelmente, o diretor tenta criar uma sintonia romântica entre dois personagens, mas a seqüência mais parece um clipe meloso de Bryan Adams, saindo completamente do contexto proposto.

Após assassinar a sangue frio a esposa de um importante Juiz, Pang foge. Em seu encalço está o detetive Wai e boa parte dos policiais de Hong Kong. Yue, uma garota que é maltratada pelo pai, surge no caminho de Pang e os dois recomeçam a vida indo para o Camboja. Mas obcecado por vingança, Wai vai atrás dele para completar o serviço.

O ‘acaso’ ajuda os policiais em incontáveis vezes e os flashbacks, com uma tonalidade acinzentada para criar a ilusão de envelhecimento, afasta ainda mais este produto dos espectadores do ocidente. Reveja OLDBOY, O HOSPEDEIRO, A IRMANDADE DA GUERRA ou qualquer obra de Akira Kurosawa e seja feliz!

Título Original: Gau Ngao Gau
Ano Lançamento: 2006 (Hong Kong)
Dir: Pou-Soi Cheang
Elenco: Edison Chen, Sam Lee, Weiying Pei, Siu-Fai Cheung, Yiu-Cheung Lai

ORÇAMENTO: —


PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de CÃO VS. CÃO ?
* Quais as maiores diferenças do cinema oriental em relação ao resto do mundo ?

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net