A mostra competitiva do Braff Miami acontece de 20 a 24 de agosto e terá como palco o tradicional Colony Theatre. Entre os filmes selecionados destaque para A coleção invisível, de Bernard Attal, ganhador do 12º Braff Nova Iorque; Entre vales, de Phillippe Barcinsky; e Alemão, de Eduardo Belmonte, lançado esse ano no Brasil, inspirado na invasão do Complexo do Alemão pela polícia militar em 26 de novembro de 2010. Também estão na competição: Gata Velha ainda mia, de Rafael Primot, que relançou Regina Duarte no cinema após 19 anos afastada das telonas; Serra pelada, de Heitor Dalia; e mais três comédias: Primeiro dia de um ano qualquer , de Domingos Oliveira, Mato sem cachorro, de Pedro Amorim; e SOS Mulheres ao mar, de Cris D’Amato.
A cerimônia de encerramento, no Colony Theatre, vai contar com a exibição do filme Casa da mãe Joana 2, de Hugo Carvana, logo após a entrega do Crystal Lens Award – Best Audience Film, para o vencedor na escolha do público. O filme, que faz sua pré-estreia internacional, traz uma das últimas atuações de José Wilker no cinema. Uma homenagem do Circuito Inffinito para o ator, parceiro do festival, falecido em abril.
Fora da competição, a curadoria do festival também selecionou mais cinco documentários, que serão exibidos no Cinematheque, de 17 a 19 de agosto. A seleção conta com Vinicius, de Miguel Faria Jr, escolhido em homenagem ao centenário do eterno poetinha; Rio de Fé, um encontro com Papa Francisco, de Carlos Diegues; Revelando Sebastião Salgado, de Betse de Paula, vencedor em Londres e Buenos Aires; além de Elena, de Petra Costa; e Olho Nu, de Joel Pizzini, sobre o cantor Ney Matogrosso. Ambos serão apresentados pela primeira vez dentro do Circuito Inffinito.
FILMES SELECIONADOS
LONGAS CINEMATHEQUE (17 a 19 de agosto)
. Vinicius, de Miguel Faria Jr.
. Rio de Fé, um encontro com Papa Francisco, de Carlos Diegues
. Revelando Sebastião Salgado, de Betse de Paula
. Elena, de Petra Costa
. Olho Nu, de Joel Pizzini
FILMES COLONY (20 A 24 DE AGOSTO)
LONGAS
. SOS Mulheres ao mar, de Cris D’Amato
. Primeiro dia de um ano qualquer, de Domingos de Oliveira
. Mato sem cachorro, de Pedro Amorim
. Serra Pelada, de Heitor Dhalia
. Casa da mãe Joana 2, de Hugo Carvana (fora da competição)
. A coleção invisível, de Bernard Attal
. Entre Vales, de Phillippe Barcinsky
. Gata velha ainda mia, de Rafael Primot
. Alemão, de José Eduardo Belmonte
CURTAS
. Efeito Casimiro, de Clarice Saliby
. Contos da Maré, de Douglas Soares
. Tempo da Navalha, de Guilherme Aguilar e Luiz Ferraz
. A queima, de Diego Benevides
. Lembranças de Maura, de Bruna Lessa
. A Navalha do Avô, de Pedro Jorge
. Jessy, de Paula Lice, Ronei Jorge e Rodrigo Luna
. Sylvia, de Artur Ianckievicz