Amazonas, Abolicionistas e Ativistas, HQ mostra luta de direitos das mulheres pelo mundo

amazonas abolicionistas e ativistas

A obra Amazonas, Abolicionistas e Ativistas relata esta história de maneira inovadora: em formato graphic novel. Por aqui, tem o selo da Editora Seoman , além disso, foi escrita pela ativista e crítica cultural negra Mikki Kendall. Apresenta as principais figuras e acontecimentos que promoveram os direitos das mulheres ao longo do tempo.  

Kendall, ao lado da ilustradora queer A. D´Amico, relata as proezas de mulheres notáveis ao longo da história – de rainhas e combatentes da liberdade a guerreiras e espiãs. Ao mesmo tempo, cita importantes passagens sobre os movimentos progressistas liderados por mulheres que moldaram a história, entre eles a abolição, o movimento sufragista, a entrada da mulher no mercado de trabalho, os direitos civis, o movimento LGBTQ+, os direitos reprodutivos e muito mais.

Amazonas, Abolicionistas e Ativistas

Mais detalhes sobre a graphic novel Amazonas, Abolicionistas e Ativistas

Traduzida pela brasileira Denise de Carvalho Rocha, esta HQ trata, de forma contundente e ousada, de diversos temas que compõe a trajetória das mulheres rumos aos seus direitos, como:

  • primeiramente, os direitos das mulheres na antiguidade;
  • bem como a questão do poder de imperatrizes, rainhas e princesas;
  • o papel da escravidão, do colonialismo e do imperialismo no processo de apagamento das mulheres;
  • a luta feminina pela liberdade e a marcha pela igualdade;
  • por fim, passa ainda pela revolução sexual, pela crise da AIDS (entre 1960 e 1980) e pelos feminismos corporativo, inclusivo etc.

Esta é uma obra dedicada àquelas que pavimentaram o caminho, para as que aprenderam a abrir caminho e para as outras que encaram caminhos ainda desconhecidos”, dizem a autora e a ilustradora na dedicatória.  Ao percorrerem a história da luta feminina, trazem figuras históricas e contemporâneas como Angela Davis, Malala, Janet Mock e Jowelle de Souza. Sem contar as muitas líderes no mercado de trabalho e na política como Michele Bachelete e Ellen Johnson Sirleaf. 

Enfim, o leitor é transportado, junto com as personagens desta HQ (que representam a diversidade racial, estética e cultural) para uma viagem de resgate pelas origens e pelos progressos da luta pelos direitos de todas as mulheres.

Serviço:

Livro: Amazonas, Abolicionistas e Ativistas

Autoras: Mikki Kendall e A. D’Amico

Editora: Seoman

Páginas: 208

Preço: R$ 99,00

Adquira em: https://amzn.to/3BrIvRh

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net