O DISCURSO DO REI

flickr.com8 5

Com 12 indicações ao Oscar, ‘O Discurso do Rei’ é o recordista deste ano e não é para menos, pois além de ser o único filme de época na premiação, conta com um elenco afiado e molda um paralelo sobre a dificuldade universal em se comunicar com clareza.

Desde o primeiro instante em que Colin Firth (‘Um Homem Sério’) aparece, vemos sua insegurança nos gestos, olhares, nos inúmeros e brilhantes cacoetes e em sua fisionomia. Seu alicerce está, primeiramente, na figura de Helena Bronham Carter (‘Clube da Luta’), a esposa e depois, no brilhante Gooffrey Rush (‘Piratas do Caribe’) – o fonoaudiólogo.

Todo trabalho corporal de Firth e Rush, em certa altura da produção, tem que ser destacada e só por aquelas sequências já merecem os prêmios de ator e ator coadjuvante, respectivamente.  No fim das contas, sobrepondo a dificuldade de fala do Rei, está o discurso incisivo de Hitler para o povo alemão e aqui, o diretor Tom Hooper (‘Maldito Futebol Clube’), apenas confirma o poder da argumentação e não da manipulação.

O Duque York, após o afastamento de seu irmão do trono, acaba assumindo o reinado como George VI. Porém existe um enorme problema, ele é gago e se acha completamente inapto a ler os longos textos para a nação. Sua esposa pede ajuda a um fonoaudiólogo, que o trata não como um rei, mas sim como uma pessoa normal e coloca em prática todos os seus anos de experiência para curá-lo. À medida que a Segunda Guerra Mundial se aproxima, a voz do ex-duque se torna muito mais exigida.

Com um figurino e uma reconstrução de época exemplares, ‘O Discurso do Rei’ emociona pela naturalidade em seu drama – que poderia se tornar um clichezão chato e insosso – e é fortíssimo candidato na noite de 27 de fevereiro. Fui pego desprevenido, pois não botava fé neste projeto e, por sorte, saí satisfeitíssimo! Ótima pedida.

Título Original: The King’s Speech
Ano Lançamento: 2010 (Austrália / Reino Unido)
Dir: Tom Hooper
Elenco: Colin Firth, Helena Bonham Carter, Derek Jacobi, Robert Portal, Paul Trussell, Guy Pearce, Geoffrey Rush
ORÇAMENTO: 13 Milhões de Dólares


PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:
* O que você achou de O DISCURSO DO REI ?
* Qual o ator mais injustiçado do Oscar ?


INDICAÇÕES AO OSCAR 2011:
Melhor Filme, Diretor, Ator (Colin Firth), Atriz Coadjuvante (Bonham Carter), Ator Coadjuvante (Geoffrey Rush), Roteiro Original, Fotografia, Edição, Figurino, Direção de Arte, Trilha Sonora e Mixagem de Som.

Com certeza levará como Melhor Ator e eu gostaria muito que Geoffrey Rush também fosse premiado, pois está muito melhor que Chirstian Bale. É o concorrente direto de A Rede Social.

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net