SELMA – UMA LUTA PELA IGUALDADE
Produzido por Brad Pitt e Oprah Winfrey, ‘Selma – Uma Luta pela Igualdade’, pontua perfeitamente um momento chave na vida de uma dos grandes homens do século passado, Martin Luther King Jr., e a travessia entre Alabama e Montgomery.
David Oyelowo some no personagem, provando o líder era frágil e necessitava da família e dos amigos por perto e o quanto aquela luta e todas as mortes desnecessárias o desgastava. Num parâmetro para os dias atuais, apesar de mudanças significativas – e de um presidente negro comandando a maior nação do mundo –, ainda há uma intolerância completamente inaceitável.
O cenário político e o jogo de interesses – dar ou não a oportunidade dos negros votarem e escolherem seus comandantes – era tão podre, que atitudes extremas deviam ser tomadas por aqueles que eram considerados a última casta da sociedade. A diretora Ava DuVernay é talentosa e constrói cenas para nos revoltar, como uma morte específica.
Pastor protestante e ativista social, Martin luta para que os negros possam votar e organiza uma marcha pacífica entre duas cidades dos Estados Unidos. Porém, uma luta contra os governantes e a polícia poderá deixar feridas expostas em todos.
O uso de imagens de arquivo só intensificam a mensagem geral e a música que concorre ao Oscar, ‘Glory’ te deixará arrepiado, assim como os discursos calorosos de Martin. ‘Selma – Uma Luta pela Igualdade’ é um filme para negros, brancos e para qualquer ser humano minimamente inteligente para notar que somos todos iguais.
Título Original: Selma
Ano de Lançamento: 2014 (Reino Unido)
Dir: Ava DuVernay
Elenco: David Oyelowo, Carmen Ejogo, Tom Wilkinson, Tim Roth, Dylan Baker, Cuba Gooding Jr., Giovanni Ribisi, Tessa Thompson, Jeremy Strong, Alessandro Nivola
ORÇAMENTO: 20 Milhões de Dólares
NOTA: 8,0
Indicações ao Oscar: Filme, Canção Original (‘Glory’)
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.