
A atriz Verónica Echegui faleceu no último dia 24 de agosto, aos 42 anos, após uma batalha silenciosa contra o câncer. Ela estava internada no hospital 12 de Octubre, em Madri e poucas pessoas sabiam de sua condição.
Mesmo durante o tratamento, Verónica seguiu ativa profissionalmente — sua última série, Love You to Death, foi lançada em fevereiro e adquirida pela Apple TV+.
Quem era a atriz Verônica Echegui
Ela teve grande destaque em 2006, no filme Meu Nome É Juani, dirigido por Bigas Luna. Embora a obra tenha recebido críticas variadas, Echegui se destacou pela intensidade e autenticidade com que interpretou a personagem Juani, rendendo-lhe a primeira de suas quatro indicações ao Prêmio Goya.
A partir daí, sua carreira deslanchou com papéis de destaque em produções como Meu Pátio da Prisão, Katmandu, e Meu Coração Vai Explodir. Curiosamente, seu primeiro Goya veio não como atriz, mas como criadora: ela escreveu, dirigiu e produziu o curta Totem Loba, uma obra impactante que abordava o abuso de gênero.
Formada pela Royal Academy of Dramatic Art (RADA), a filmografia dela teve: Bunny e o Touro, Estás Me Matando Susana, ao lado de Gael García Bernal, e O Livro do Amor, da Amazon Prime Video, onde dividiu cena com Sam Claflin.
A notícia da morte da atriz Verónica Echegui gerou comoção entre colegas, fãs e líderes políticos. Sam Claflin, seu colega de elenco, escreveu: “Estou com o coração partido ao saber da notícia sobre Verônica“. Já o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez declarou: “Fiquei profundamente chocado com a notícia do falecimento de Verónica Echegui, uma atriz de enorme talento e humildade que nos deixa jovens demais“.





