Filmes brasileiros pré-selecionados para Oscar 2026
A Academia Brasileira de Cinema anunciou hoje (14) os 16 filmes brasileiros pré-selecionados para Oscar 2026. Todos estão habilitados a disputar uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional, sendo que a seleção reúne longas de diferentes gêneros, estilos e regiões do país, mostrando a diversidade e a força do cinema nacional contemporâneo.
O processo de seleção será realizado em duas etapas. No dia 8 de setembro de 2025, a comissão responsável irá pré-selecionar seis títulos entre os 16 inscritos. Já no dia 15 de setembro, acontecerá a reunião final para a escolha do filme que será oficialmente submetido à Academia de Hollywood como representante brasileiro. O resultado será divulgado por meio de release oficial e também nas redes sociais da Academia Brasileira de Cinema.
Os títulos selecionados abordam temas que vão da memória e identidade cultural à crítica social, passando por dramas familiares, documentários biográficos e histórias de superação. Entre os destaques estão produções dirigidas por cineastas renomados, como Kleber Mendonça Filho, Marcelo Gomes e Daniel Rezende, além de obras que resgatam trajetórias de grandes nomes da música e da dança, como Milton Nascimento e Thiago Soares.
Filmes brasileiros pré-selecionados para Oscar 2026
- A Melhor Mãe do Mundo, de Anna Muylaert
- A Praia do Fim do Mundo, de Petrus Cariry
- Baby, de Marcelo Caetano
- Homem com H, de Esmir Filho
- Kasa Branca, de Luciano Vidigal
- Malu, de Pedro Freire
- Manas, de Marianna Brennand
- Milton Bituca Nascimento, de Flavia Moraes
- O Agente Secreto, de Kleber de Mendonça Filho
- O Filho de Mil Homens, de Daniel Rezende
- O Último Azul, de Gabriel Mascaro
- Oeste Outra Vez, de Erico Rassi
- Os Enforcados, de Fernando Coimbra
- Retrato de um Certo Oriente, de Marcelo Gomes
- Um Lobo entre os Cisnes, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki
- Vitória, de Andrucha Waddington