Superman de James Gunn é genérico e pouco corajoso

superman topo

Nosso redator João Aranda adorou Superman de James Gunn e, caso queira, é possível conferir o texto dele AQUI. Eu demorei para assistir ao longa metragem que reinicia esse universo da DC e que conta, agora, com David Corenswet na pele do super-herói, Nicholas Hoult como o vilão Lex Luthor e Rachel Brosnahan como Louis Lane.

Contudo, como puderam verificar no título, eu não curti tanto. Primeiramente, esperava que James Gunn criasse algo mais corajoso e equilibrado – hora temos uma batalha onde vemos uma mão ser quebrada e na outra parece estarmos assistindo a um desenho animado. E tem mais: há um momento onde Luthor mostra supostos indícios de que Superman tentaria dominar o planeta Terra e, do nada, as pessoas se viram contra o herói – de um segundo para o outro.

Mas nem tudo é desastre, já que Nicholas Hoult é um ator e tanto e consegue criar um vilão megalomaníaco o suficiente para nos divertir, assim como Brosnahan e seu timing cômico impecável. E já quero colocar o nome do meu próximo cachorro de Krypto, porque é impossível não dar uma boa risada com o caos que ele causa sempre que aparece – e ele salva seu ‘quase tutor’ da morte em, pelo menos, duas ocasiões.

Superman de James Gunn não é um filme de origem… ainda bem!

É ótimo não ter um novo ‘filme de origem’ porque, cá entre nós, todos sabemos a história de Superman e de Clark Kent. Mas que tal tirar alguns coadjuvantes que não têm função alguma na trama e deixar o corte final com uma hora e quarenta? Escolheram os três heróis para a Gangue da Justiça, mas qualquer outro poderia entrar ali, pois não faria diferença.

E precisamos mesmo de um vilão que tenha como plano máximo a megalomania de tentar destruir o mundo? Depois de Killmonger em Pantera Negra e Coringa em Batman – O Cavaleiro das Trevas, por exemplo, não consigo ‘comprar o barulho’ de Luthor no terço final. Em contrapartida, há certos takes de comédia que nos fazem lembrar que o diretor é James Gunn – a cena de Clark e Louis conversando sobre a relação amorosa e os outros heróis, ao fundo, lutando contra um monstro ao fundo, me fez dar boas risadas.

Entre uma narrativa infantil e takes mais adultos, entre um protagonista que não cativa e um vídeo onde gravado por Jor-El e Lara Van-El, dizendo para o filho dominar o mundo (fugindo – e muito – do que é visto nas HQs), Superman de James Gunn não diz a que veio, como grande parte dos projetos de super heróis, seja da Marvel ou da DC, nos dias atuais. Queria ter gostado, mas não deu.

Superman de James Gunn
Superman de James Gunn

Onde assistir a Superman de James Gunn

O filme está disponível em todas as redes de cinema do Brasil

Sinopse de Superman de James Gunn

Colocado contra a opinião pública por interferir diretamente em assuntos humanos, Superman deve embarcar em uma jornada para desmascarar o vilão Lex Luthor e tentar reconciliar sua herança kryptoniana à sua criação terrestre.

Nota: ★★★

Título Original: Superman
Ano Lançamento: 2025
Dir.: James Gunn
Elenco: David Corenswet, Nicholas Hoult, Rachel Brosnahan, Skyler Gisondo, Edi Gathegi, Nathan Fillion e Isabela Merced

Curiosidades de Superman de James Gunn

  • O nome completo do personagem Otis Berg, da equipe Luthorcorp, é uma referência à “Otisburg”, imaginada pelo atrapalhado Otis (Ned Beatty) em Superman: O Filme (1978).
  • Um dos motivos de crítica em Superman – O Retorno (2006) foi a escalação de Kate Bosworth como Lois Lane, considerada jovem demais para o papel. Para evitar isso no novo filme, James Gunn escalou Rachel Brosnahan, mais experiente.
  • Os mapas do centro de Metrópolis usados no set trazem nomes de ruas que homenageiam lendas da franquia, como Christopher Reeve, Margot Kidder, Richard Donner, Alan Moore, John Byrne e Grant Morrison.
  • A nova Fortaleza da Solidão foi construída praticamente sem uso de CGI. Foram criados 242 cristais reais com resina para o set, e os exteriores foram filmados em Svalbard, na Noruega.
  • Em Superman de James Gunn foi priorizado a química entre os protagonistas. Tanto que David Corenswet se surpreendeu com uma fala de Rachel Brosnahan durante uma cena, reagindo de forma espontânea e xingando-a no improviso — o que foi mantido no corte final.
  • A sede da “Gangue da Justiça” no novo filme é visualmente idêntica ao Salão da Justiça da série animada Super Amigos (1973–1985).
  • Gunn se inspirou em Godzilla Minus One (2023) para mesclar ação e drama humano no novo filme do Superman.
  • Uma cena mostra Lois Lane despejando muito açúcar no café, em referência direta à interpretação de Margot Kidder no filme de 1978.
  • O Superman de Corenswet é fã da fictícia banda The Mighty Crabjoys, vista também em pôsteres na série O Pacificador.
  • Isabela Merced gravou simultaneamente Superman de James Gunn e The Last of Us, viajando entre os sets constantemente.
  • David Corenswet é o ator mais alto a interpretar o Superman, com 1,93 m, empatando com Christopher Reeve.
  • A primeira aparição em live-action de Sr. Incrível, Mulher-Gavião, Metamorfo, Krypto e Cat Grant.
  • O traje do Superman de James Gunn volta a ter a clássica sunga vermelha. A roupa também combina elementos dos Novos 52, como a gola alta.
  • A atriz Sara Sampaio interpreta Eve Teschmacher, personagem originada fora dos quadrinhos, no filme de 1978, antes da criação da famosa Mercy Graves.
  • Nicholas Hoult, que interpreta Lex Luthor, se inspirou em versões anteriores do personagem e em momentos dos quadrinhos, especialmente All-Star Superman.
  • Anteriormente, a ideia é que o título do filme fosse Superman: Legacy.

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net