Críticas

Superman (2025) | Vale a pena assistir?

O mais novo reboot do universo cinematográfico da DC Comics está entre nós através do novo filme de um dos super heróis mais famosos do mundo, o Superman. Superman (2025) traz um tão necessitado respiro para o selo nos cinemas e se desvencilha completamente do universo anterior, com um filme divertido, bonito, lotado de ação e o mais importante, cheio de personalidade. Um verdadeiro prato cheio para os fãs de filmes de heróis, da DC, ou do próprio herói.

Agora contratado como chefe criativo do novo universo cinematográfico, James Gunn não dá margem para erros no primeiro projeto deste seu novo universo e atua como diretor e roteirista. Já com uma ótima bagagem em filmes e séries envolvendo super-heróis (Guardiões da Galáxia vol. 1, 2 e 3, O Esquadrão Suicida e Pacificador), ele põe muito de si no filme, ao mesmo tempo que entende e executa com êxito o que seu novo universo precisa, principalmente com o primeiro longa sendo do herói mais importante dele.

Tudo que um filme do Superman deveria ser

Superman (2025) exala a Superman (parece óbvio, não?). Ele é leve, mas ao mesmo tempo frenético e empolgante, além de ter um roteiro muito competente, apesar de relativamente simples. A ação é muito bem filmada e editada, sendo sempre clara no que quer demonstrar e mantendo o tom menos pesado que James Gunn tenta passar. No geral eu me senti como se tivesse em uma história em quadrinhos mesmo, os aspectos visuais (direção, fotografia, montagem, edição), juntos da ótima trilha sonora dão um rosto muito claro ao longa.

A forma com que o filme é apresentado te cativa a querer saber mais sobre os personagens e te faz prezar por eles. Seus momentos altos de ação conseguem empolgar e muito o expectador, me peguei ajeitando a postura da cadeira e me arrepiando por diversas vezes durante estas sequências.

A história em si explora um lado mais político do Superman justamente pelo fato de ele ser um alienígena, trazendo para os dias atuais o debate se ele, sendo super poderoso como é, deveria interferir nos assuntos da humanidade. Ela trata de temas completamente relacionados à essência do herói, tais como família, amor, fraternidade e heroísmo em seu mais puro estado.

Meu principal destaque quanto ao enredo é a forma excepcional com que James Gunn nos coloca já no meio do universo, não perdendo tempo com histórias de origem que sinceramente, todos já estamos cansados de ouvir. Pelo contrário, ele perde alguns segundos contextualizando toda a história até ali, e já nos põe no meio da ação, como quem tem pressa (e deveria ter) de introduzir este novo universo ao público.

Personagens bem escritos e elenco perfeito em Superman (2025)

Os atores que dão vida aos personagens clássicos das histórias da DC o fazem com absoluto êxito. De início, David Corenswet exala carisma, dando novos e necessários ares como um Superman claramente jovem, inexperiente e confiante, mas que se mostra imperfeito conforme a trama se desenvolve, o que encaixa muito bem para a primeira aparição desta versão do herói nas telonas. Diferente da última versão de Henry Cavil, muito mais robótico e menos carismático, a versão de David é o herói perfeito quando precisa ser, e o “ser humano” imperfeito quando não consegue mais ser o tal herói. A única coisa que senti mais falta foi o seu Clark Kent, mas no geral, isso não impacta muito na experiência.

Nicholas Hoult talvez seja a melhor personificação de Lex Luthor que temos no cinema. Ele entende a essência calculista e soberba do personagem e o interpreta de forma magistral, dando vida a um vilão que ao mesmo tempo consegue ser cafajeste e carismático, como é da natureza de Lex. Rachel Brosnahan, talvez a mais “fraca” do trio principal (o que não é exatamente um demérito), ainda é uma Lois Lane muito competente, que faz seu papel de par romântico do protagonista, mas ainda consegue se destacar por si só, principalmente por não querer tirar o brilho dele, mas cada vez mais o intensificar.

O elenco de apoio em Superman (2025) é excelente em dar profundidade ao novo universo da DC. Meus destaques individuais com certeza vão para Edi Gathegi, como Sr. Incrível (Mr. Terrific) e Nathan Fillion, como o lanterna verde Guy Gardner. Ambos os membros da Gangue da Justiça são heróis em grande parte desconhecidos pelo público geral (especialidade de James Gunn), mas tem seus momentos de brilhar e roubam a cena quando tem a chance. A Mulher Gavião de Isabela Merced não tem tanto impacto e não é tão desenvolvida, fiquei com um gostinho de quero mais com relação à sua personagem. Como personagens, estes três são ótimas escolhas de heróis “categoria dois” para contracenar no filme do super herói mais famoso da DC.

Anthony Carrigan (Metamorfo) e María Gabriela de Faría (Engenheira) fazem seus papéis de forma competente, mas não tem grande destaque na trama, funcionando mais como herói de apoio, no caso do Metamorfo, e antagonista secundária, no caso da Engenheira. Por fim, Skyler Gisondo faz também um ótimo trabalho como Jimmy Olsen, que normalmente não é um personagem tão explorado no cinema, sendo de suma importância para as histórias do Superman nos quadrinhos.

Ótimo primeiro passo para James Gunn e o novo DCU

James Gunn, no geral, dá um primeiro passo animador em direção ao futuro do novo DCU (DC Cinematic Universe). Ele apresenta um ótimo filme, que serve como um verdadeiro ar fresco para os fãs de filmes de heróis, mas principalmente para os fãs da DC. Pessoalmente, como fã do herói e do universo DC, eu não lembrava da última vez que saía de uma sessão com um sorriso tão grande no rosto após ver um filme deste universo.

Pôster de Superman (2025)
Pôster de Superman (2025)

Onde assistir a Superman (2025)

O filme está disponível em todas as redes de cinema do Brasil

Sinopse de Superman (2025)

Colocado contra a opinião pública por interferir diretamente em assuntos humanos, Superman deve embarcar em uma jornada para desmascarar o vilão Lex Luthor e tentar reconciliar sua herança kryptoniana à sua criação terrestre.

Nota: ★★★★½

Título Original: Superman
Ano Lançamento: 2025
Dir.: James Gunn
Elenco: David Corenswet, Nicholas Hoult, Rachel Brosnahan, Skyler Gisondo, Edi Gathegi, Nathan Fillion e Isabela Merced

Curiosidades sobre Superman (2025)

  • O filme teve um orçamento estimado de U$225 milhões;
  • O novo brasão do uniforme de Superman é baseado no design original do lendário Alex Ross, em sua série de quadrinhos “O Reino do Amanhã”;
  • Nicholas Hoult, que deu vida à Lex Luthor, fez, de início, testes para ser o próprio Superman no filme;
  • O título original pensado para o filme era Superman: Legacy (Superman: Legado), mas ele foi descartado por James Gunn antes do término da produção;
  • James Gunn declarou publicamente que o filme foi inspirado nas histórias All-Star Superman e Superman for All Seasons, também de lendários escritores e desenhistas de quadrinhos, Grant Morrison e Frank Quitely, e Jeph Loeb e Tim Sale, respectivamente.

João Aranda

Apaixonado por cinema, busco sempre elevar os conhecimentos e aprender mais sobre essa arte. Sou jornalista freelancer e sempre que posso estou escrevendo e produzindo mais, principalmente quando se trata das minhas paixões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net