A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM

primeira noite

Talvez a adolescência seja a fase da vida de maiores transformações e mudanças. Talvez muitos pais, mesmo já tendo passado por isso, privam seus filhos das próprias descobertas e talvez a sociedade – ao menos aqui no Brasil – não consiga dialogar com este público como deveria, sem contar a religião, que é outra castradora de pensamentos e escolhas.

E todos estes questionamentos passam pela cabeça de Benjamin, personagem interpretado magistralmente por Dustin Hoffman, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro. Os enquadramentos do diretor Mike Nichols (‘Closer – Perto Demais’) no terço inicial, mostram o quanto seu protagonista é distante do mundo que o cerca.

Mesmo com um medo evidente, mais cedo ou mais tarde todos nós começaremos a vida sexual e jamais seremos os mesmos após isso. Benjamin acaba se dividindo entre o amor por Elaine Robinson e o sexo gratuito que consegue com sua sogra, que vive um casamento de fachada e encontra no jovem uma válvula de escape.

Após se formar na faculdade, Benjamin retorna a sua casa e é seduzido por uma amiga de seus pais chamada Sra. Robinson, uma mulher bem mais velha. Entregue aos prazeres desta vida, ele tenta esconder suas ações o máximo possível, até que surge em sua vida uma garota pela qual se apaixona e agora, terá que resolver a situação da melhor forma possível.

A trilha sonora muitas vezes fala pelo filme, tendo um peso essencial na trama e o trecho inicial com a canção ‘Sound of Silence’ é arrebatadora. Nichols é um diretor tão excepcional que sua câmera faz com o espectador se sentir um voyeur.
Está na lista dos maiores romances da história do cinema, por ser corajoso, emotivo e por tratar o espectador com o devido respeito.

Título Original: The Graduate
Ano Lançamento: 1967 (EUA)
Dir: Mike Nichols
Elenco: Murray Hamilton, Anne Bancroft, Dustin Hoffman, Katharine Ross, William Daniels, Elizabeth Wilson, Buck Henry

ORÇAMENTO: —
NOTA:8,5

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net