Crítica: Oppenheimer de Christopher Nolan é um épico com 3 horas de duração
Críticas

Crítica: Oppenheimer de Christopher Nolan é um épico com 3 horas de duração

Oppenheimer de Christopher Nolan

Oppenheimer de Christopher Nolan é um projeto intenso, que não agradará a todas as pessoas (principalmente se você está acostumado com aquela profusão de cortes abruptos em filmes como Transformers), mas que é necessário e grandioso na medida certa. Neste caso, o diretor saiu de seu terreno comum, colocou ‘os pés no chão’ e deixou de lado boa parte das pirotecnias que teimava em usar em seus roteiros (e que eu tanto adoro).

Antes de seguirmos, precisamos explicar para o leitor o seguinte:

Quem foi Oppenheimer?

J. Robert Oppenheimer era um físico famosos entre os anos 1930 e 1950. Trabalhou para o governo dos EUA à frente do Projeto Manhattan, durante a 2ª Guerra Mundial. Com o passar do tempo, ganhou a alcunha de “pai da bomba atômica”, pois encabeçou os estudos e cálculos que resultaram nos objetos destruidores que chegaram até as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em 1945.

Mais detalhes sobre o filme Oppenheimer de Christopher Nolan

O orçamento de US$ 100 milhões, está em cada frame – o detalhe do fogo tomando a tela é algo inacreditável, assim como a edição e mixagem de som. Contudo, nada disso faria sentido se o restante não funcionasse… mas o quebra cabeças começa a ser montado com o J. Robert Oppenheimer de Cillian Murphy, que acerta e erra em proporções semelhantes (sua genialidade é tão grande quanto sua infidelidade). Além disso, todas as transições e a escolha do preto e branco na fotografia, para situar o espectador, geram charme e beleza – aliás, Robert Downey Jr. precisa de uma indicação de Ator Coadjuvante!

O senso de urgência se eleva do primeiro para o segundo ato e fica extraordinário do meio para o fim. Quem embarcar nesse drama (que tem sequências de dramas de tribunal), irá se segurar na cadeira, não só com as explosões, mas com as diversas reviravoltas.

E apesar de seguirmos os passos do físico, a 2ª Guerra Mundial e questões como o tempo, se transformam em personagens que delimitam questões éticas ou morais da trama, assim como as atitudes e necessidades daqueles que têm a ganhar ou a perder com tudo aquilo.

As 3 horas de duração cobram seu preço (ele é cansativo… não tem como dizer o contrário) e detalhes, como a personagem insossa de Florence Pugh, fazem com que Oppenheimer de Christopher Nolan não seja perfeito. Contudo, para um pequeno deslize, temos Emily Blunt e até Josh Hartnett (Sin City), para colocar tudo nos trilhos novamente. É imperdível, impecável e uma aula de cinema!

Oppenheimer nos cinemas de Campinas

Onde assistir Oppenheimer de Christopher Nolan

  • Oppenheimer segue nos cinemas de todo Brasil.

Sinopse do filme

O longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer e um grupo formado por outros cientistas, que seguem ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.

Nota Cinema e Pipoca: ★★★★½

Título Original: Oppenheimer
Ano Lançamento: 2023 (Estados Unidos / Reino Unido)
Dir: Christopher Nolan
Elenco:
Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Josh Hartnett, Rami Malek, Casey Affleck, Kenneth Branagh

Deixe um comentário

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsUêba - Os Melhores Links