Rambo – Até o Fim não é um filme de Rambo! Digo isso porque todos os episódios anteriores tiveram sua importância (em maior ou menor grau). Rambo – Programado para Matar foi um estudo de caso sobre os soldados que voltavam do Vietnã sem qualquer apoio ou cuidado do governo norte-americano, Rambo II – A Missão praticamente inaugurou o sub-gênero brucutu, Rambo III relembrou o momento em que o Tio Sam era aliado do Afeganistão e Rambo IV foi o retorno triunfal e visceral à franquia.
Então em 2019 a saga renasce com trailers empolgantes, uma suposta homenagem aos western, teor mais urbano e de guerrilha, mesclado àqueles takes onde víamos as famosas armadilhas sendo montadas pelo personagem. Mas o projeto dirigido pelo péssimo Adrian Grunberg (de Plano de Fuga) é cansativo, lotado de personagens bobos e unidimensionais, além de darem a entender que na fronteira com o México só existem malvadões armados, lixo para todo lado e tráfico de drogas e de mulheres em cada esquina.
O trio Stallone, Adriana Barraza e Yvette Monreal (a única que tenta algo de diferente… em vão!) extrapola nos diálogos expositivos e nem o carisma do brucutu ajuda a suavizar o dramalhão contido nos primeiros 60 minutos. Quando a ação chega ela é irrelevante e apenas UMA cena se salva – e fique atento na forma com que nosso herói mata o chefão final… é de sentir vergonha alheia.
Rambo – Até o Fim é tão genérico que poderia se chamar Manoel – Até o Fim, José – Até o Fim ou Francisco – Até o Fim e se o elenco fosse encabeçado por Dolph Ludgren, Steven Seagal ou Scott Adkins, ninguém estranharia, pois os 86 minutos mostram diversas coisas, menos o retorno de um dos personagens mais clássicos de todos os tempos. Como eu e meu irmão comentamos: “o início é ruim e quando chegou no final, parecia que estava vendo o início”. Que decepção!
Sinopse de Rambo – Até o Fim:
Depois de todas as suas lutas, Rambo vive em um rancho na fronteira com o México. Mas quando a filha de uma amiga é sequestrada por contrabandistas, ele decide ir atrás do cartel para fazer justiça com as próprias mãos.
Título Original: Rambo: Last Blood
Ano Lançamento: 2019 (Estados Unidos)
Dir: Adrian Grunberg
Vozes:Sylvester Stallone, Paz Vega, Joaquín Cosio, Óscar Jaenada, Sergio Peris-Mencheta, Yvette Monreal, Adriana Barraza, Louis Mandylor
ORÇAMENTO: 80 Milhões de Dólares
NOTA: 2,0