Inscrições para o 2º Cine Juá começam em breve

2º Cine Juá

A partir do dia 5 de abril, estarão abertas as inscrições para o 2º Cine Juá, mostra paraibana de cinema dedicada ao audiovisual independente. Com o tema “Tela Aberta para Memória e Tradição”, o festival busca valorizar narrativas protagonizadas por mulheres, povos nordestinos, negros, indígenas, ciganos, LGBTQIAPN+ e comunidades tradicionais.

Realizadores de todo o Brasil podem inscrever seus filmes gratuitamente até 5 de maio de 2025, com seleção que prioriza histórias que celebram a diversidade cultural do país.

Cinema itinerante e acessível no 2º Cine Juá

Financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o Cine Juá leva sessões gratuitas a comunidades vulneráveis, centros de acolhimento e espaços públicos da Paraíba. Em sua primeira edição (2024), o festival percorreu cidades como Baía da Traição, João Pessoa, Itaporanga e São José do Caiana, promovendo exibições ao ar livre e debates que aproximaram o público da sétima arte. 

Além da exibição, os selecionados terão seus filmes licenciados com remuneração, garantindo reconhecimento profissional. As obras devem abordar temas como cultura popular, identidade, negritude e memória coletiva, podendo ser curtas ou médias-metragens de ficção, documentário ou experimental. Todas as sessões contarão com audiodescrição, Libras e locais adaptados, assegurando acessibilidade. Os realizadores ainda participarão de debates, fortalecendo conexões com o público.

cine jua meio
2º Cine Juá

Curadoria plural e inclusiva

Segundo as curadoras Mika Costa e Mari Miguel, a seleção priorizará produções que representem a diversidade do Brasil, especialmente vozes marginalizadas no cinema tradicional. “Queremos refletir os muitos ‘Brasis’ que existem, com narrativas que ampliem nosso olhar sobre identidades e territórios”, destaca Mika.

As inscrições podem ser feitas neste LINK a partir de 5 de abril. Uma oportunidade para cineastas independentes ganharem visibilidade e contribuírem para um audiovisual mais democrático.

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net