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14ª Mostra Ecofalante de Cinema anuncia filmes selecionados
A 14ª Mostra Ecofalante de Cinema acontece em São Paulo até 11 de junho e revelou os filmes escolhidos para seus programas competitivos: “Competição Territórios e Memória” e “Concurso Curta Ecofalante”.
A Competição Territórios e Memória é dedicada exclusivamente a longas e curtas-metragens brasileiros ou coproduções nacionais que exploram conflitos, identidades e narrativas ligadas a territórios ou memórias coletivas. Nesta edição, foram selecionados 14 longas e 20 curtas, que trazem perspectivas diversas sobre realidades muitas vezes invisibilizadas, destacando a importância da preservação cultural e ambiental.
Além da exibição dos filmes, a Mostra Ecofalante promove debates, encontros com cineastas e atividades formativas, fortalecendo o diálogo entre cinema, sociedade e meio ambiente. O Concurso Curta Ecofalante também chama a atenção, premiando produções de até 25 minutos que abordam temas socioambientais com criatividade e impacto. Uma oportunidade imperdível para quem busca cinema de qualidade com consciência crítica.
Os longas selecionados para a 14ª Mostra Ecofalante de Cinema
“Pau D’Arco”, de Ana Aranha (2025);
“Tijolo por Tijolo”, de Victória Álvares e Quentin Delaroche (2024);
“Lista de Desejos para Superagüi”, de Pedro Giongo (2023);
“A Queda do Céu”, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha (2024);
“Topo”, de Eugenio Puppo (2024);
“Tesouro Natterer”, de Renato Barbieri (2024);
“Intervenção”, de Gustavo Ribeiro (2024);
“Yõg ãtak: Meu Pai, Kaiowá”, de Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Roberto Romero e Luisa Lanna (2024);
“Mundurukuyü – A Floresta das Mulheres Peixe”, de Aldira Akay, Beka Munduruku e Rilcélia Akay (2024);
“Carta a Un Viejo Master”, de Paz Encina (2024);
“Não Haverá Mais História Sem Nós”, de Priscilla Brasil (2024);
“São Palco – Cidade Afropolitana”, de Jasper Chalcraft e Rose Satiko Gitirana Hikiji (2023);
“O Rancho da Goiabada, ou Pois é Meu Camarada, Fácil, Fácil Não é a Vida”, de Guilherme Martins (2024),
“Quem É Essa Mulher?”, de Mariana Jaspe (2024).
Curtas em competição na 14ª Mostra Ecofalante de Cinema
“Dona Beatriz Ñsîmba Vita”, de Catapreta (2024);
“Quebrante”, de Janaina Wagner (2024);
“Canto das Areias”, de Maíra Tristão (2024);
“Os Mortos Resistirão Para Sempre”, de Carlos Adriano (2024);
“Cavaram uma Cova no Meu Coração”, de Ulisses Arthur (2024);
“A fumaça e o diamante”, de Bruno Villela, Fábio Bardella e Juliana Almeida (2023);
“Mar de Dentro”, de Lia Letícia (2024);
“Sukande Kasáká | Terra Doente”, de Kamikia Kisedje e Fred Rahal (2025);
“Mistérios do Nixipae”, de NatoRê e Mawa Pey (2024);
“Wamã Mēkarõ Opojdjwyj”, de Bemok Txucarramãe (2023);
“Artes(an)ato”, de Isadora Maria Torres e Diego Gondim de Matos (2025); “Sakaki”, de Alexandre Nakahara e Tiago Minamisawa (2024);
“Javyju – bom dia”, de Igor Rossato (2024),
“Quinze Quase Dezesseis”, de Kunha Rete e Carlos Eduardo Magalhães (2024);
“Veredas”, de Thais Fujinaga (2023);
“Vermelho de Bolinhas”, de Joedson Kelvin e Renata Fortes (2025);
“Samuel foi trabalhar”, de Jandersonde Felipe e Lucas Litrento (2024);
“Rami Rami Kirani”, de Lira Mawapai HuniKui e Luciana Tira HuniKui (2024);
“João de Una tem um Boi”, de Pablo Monteiro (2024);
“Até Onde o Mundo Alcança”, de Daniel Frota de Abreu (2024);
“Quando Aqui”, de André Novais Oliveira (2024);
“Domingo No Golpe”, de Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi (2024).
Curta Ecofalante
Já o concurso Curta Ecofalante traz 20 obras de estudantes de graduação, ensino médio, cursos técnicos ou cursos livres de cinema. Os selecionados de 2025 são: “Entre Utopias e Realidades”, de Jeovane Ferreira Lima (2023);
“Dandara”, de Raquel Rosa (2024);
“Endereços Invisíveis”, de Artur Hugo da Rosa (2024);
“Quem Ficou Fui Eu”, de Luiza Pace e Maria Garé (2024);
“Maral”, de Julia K. Rojas (2025);
“Ritxoko”, de Nandyala Waritirre (2023);
“Banho de Inclusão”, de Yasmin Hasani (2023);
“Pão de Cada Dia”, de Vanderlando de Sousa (2024);
“Na ponta do laço”, de Carolina Huertas (2024);
“Entrevivências”, de André Panzarin e Tomás Ramos (2023);
“Antes Que O Porto Venha”, de Isabela Narde (2024);
“Cartas à Tia Marcelina”, de João Igor Macena (2024);
“Número Errado”, de Leonardo Marcini (2024);
“Raizes do Horto”, de Giovanna Capra & Tito Ribeiro (2024);
“Nativo Digital”, de Gabriel Jacob (2024);
“Resistência na Tempestade”, de Renan Nascimento (2024);
“O Voo de Dener”, de Rafaela Souza (2024);
“Rita”, de Nat Mendes (2023);
“Agora Eu Sou Negro”, de Pedro Andrade (2024);
“Pagode do Didi, Nosso Ponto de Encontro”, de Maysa Carolino (2025).
Serviço
14ª Mostra Ecofalante de Cinema
www.ecofalante.org.br
de 28 de maio a 11 de junho de 2025
gratuito
Notícias
Brendan Fraser fala sobre A Múmia 4: será que vai sair?
Em entrevista ao site Associated Press, Brendan Fraser falou sobre A Múmia 4. A confirmação de que a Universal está desenvolvendo um novo capítulo da saga — com Fraser de volta ao papel de Rick O’Connell e direção da dupla Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett (Casamento Sangrento)— reacendeu o entusiasmo dos fãs que acompanham a série desde 1999.
Fraser mencionou que “O filme que eu queria fazer nunca foi feito”, comentando também sobre os bastidores de A Múmia – Tumba do Imperador Dragão, lançado em 2008. Mesmo assim, garante sentir orgulho do resultado — especialmente por funcionar como uma aventura independente.
O que podemos ver em A Múmia 4?
Agora, segundo Fraser, o momento finalmente chegou. O ator explicou que, ao longo de 20 anos, a possibilidade de retornar à franquia se manteve como um “sinal ora claro, ora fraco”, mas que hoje ele acredita ser a hora certa para entregar aos fãs a continuação que eles esperavam. Além de Fraser, Rachel Weisz também retornará — algo muito comemorado, já que a atriz não participou do terceiro filme.
A nova produção marca também o retorno da franquia ao espírito mais aventuresco que consagrou os primeiros longas. Fraser voltou a comentar que a tentativa de reinício feita pela Universal em 2017 — estrelada por Tom Cruise — falhou justamente por abandonar a diversão. Para ele, A Múmia deve ser emocionante, mas jamais apenas um terror direto. A Universal ainda não definiu uma data de estreia, mas a expectativa é alta para a nova retomada da saga.
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Alita – Anjo de Combate 2: James Cameron quer a sequência
O cineasta James Cameron, responsável pelo roteiro e pela produção da adaptação cinematográfica do primeiro projeto, voltou a comentar sobre Alita – Anjo de Combate 2, possível sequência para o filme lançado em 2019, que arrecadou pelo mundo mais de US$ 400 milhões.
Em entrevista divulgada pelo AnimeMojo, Cameron reforçou seu compromisso com o futuro da franquia, destacando que tanto ele quanto o diretor Robert Rodriguez querem avançar com novos capítulos.
O disse James Cameron sobre Alita – Anjo de Combate 2?
O cineasta por trás da franquia Avatar, disse: “Aprecio muito a lealdade dos fãs de Alita. Robert Rodriguez e eu fizemos um juramento de sangue para fazer pelo menos mais um filme. Estamos até pensando em uma estrutura que se conecte a um terceiro, mas já ficaremos satisfeitos se conseguirmos fazer apenas mais um. E estamos fazendo progressos nesse sentido”.
A possibilidade de uma sequência reacende o entusiasmo do público, especialmente porque o primeiro filme termina com diversos pontos em aberto e um mundo rico, que parece feito sob medida para novos desdobramentos. Ainda não há confirmação oficial, mas destaca que o projeto tem avançado de forma positiva nos bastidores.
Mangá de Alita – Anjo de Combate
Baseado na clássica série de mangás criada por Yukito Kishiro, Alita – Anjo de Combate mistura ficção científica, ação e elementos dramáticos, trazendo para o cinema uma das histórias mais emblemáticas do gênero cyberpunk japonês. Com as novas declarações de Cameron, os fãs ganham novas esperanças de finalmente ver o destino de Alita continuar nas telonas.
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Sabrina Carpenter em Mamma Mia 3: saiba se isso pode acontecer
Amanda Seyfried revelou que gostaria de ter Sabrina Carpenter em Mamma Mia 3. Em entrevista ao Entertainment Tonight, a atriz afirmou acreditar que o projeto “já está praticamente confirmado”, mesmo sem um anúncio oficial.
Conhecida por interpretar Sophie nos dois filmes anteriores, Seyfried sugeriu que o novo capítulo retomaria a história de sua personagem no presente, ao mesmo tempo em que apresentaria novos rostos ao elenco.
Seyfried já havia sugerido Sabrina Carpenter em Mamma Mia 3
Seyfried já havia apoiado a entrada da estrela pop na franquia e, ao ser questionada novamente, sugeriu que Carpenter não interprete necessariamente sua filha, como muitos fãs imaginavam, mas sim uma nova integrante da família — talvez uma prima distante.
Ela também mencionou o desejo de ver Sydney Sweeney no filme (vale lembrar que ambas estarão juntas em A Empregada), elogiando a atriz e dizendo que ambas adorariam participar desse universo vibrante e musical.
A produtora Judy Craymer revelou recentemente que existe um roteiro para Mamma Mia 3, reforçando que a intenção sempre foi expandir a história. Seyfried acrescentou que o retorno dos “três pais” está previsto, mantendo o mistério sobre a real paternidade de Sophie — um elemento clássico da franquia.
Segundo a atriz, Meryl Streep voltaria, enquanto Christine Baranski e Julie Walters também retornariam para mais números musicais em um destino tropical, ao som de ABBA, é claro.
Vale lembrara que Sydney Sweeney já declarou, em 2023, que adoraria integrar o elenco e viajar para a Grécia para participar do clima leve e divertido da franquia. Os dois filmes anteriores somaram, juntos, pouco mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais.
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Onde assistir A Cauda do Diabo: confira aqui
Para quem está procurando onde assistir A Cauda do Diabo, o Looke anunciou que o filme chega à plataforma em 21 de novembro como lançamento exclusivo. No elenco, poderemos ver: Luca Argentero, Cristiana Dell’Anna e Francesco Acquaroli, sob direção de Domenico de Feudis.
Além deste título há outros, como:
- a comédia Sonhador Americano, com Peter Dinklage, Shirley MacLaine, Matt Dillon e Danny Glover.
- os suspenses, destacam-se Espiral de Violência e MK Ultra: Controlando Mentes
- a ação O Preço de Uma Vida e
- o terror Filho do Diabo.
Sinopse de A Cauda do Diabo
O longa italiano acompanha a história de Sante Moras, um ex-policial que passa a trabalhar como agente penitenciário na Sardenha até ser injustamente acusado de matar um preso ligado ao assassinato de uma adolescente. A trama envolve uma organização criminosa e mergulha o protagonista em um jogo perigoso de perseguição e sobrevivência.
Onde assistir A Cauda do Diabo
O Looke recebe dezenas de lançamentos mensais e oferece planos acessíveis para diferentes perfis de assinantes. Até 30 de novembro, o plano anual está com preço promocional de R$ 99,90, garantindo 14 meses de acesso total ao catálogo (12 meses + 2 meses gratuitos).
A assinatura inclui três telas simultâneas e o Looke Kids, ambiente seguro voltado ao público infantil e juvenil. A promoção é válida apenas pelo site oficial e pode ser paga via Pix ou cartão de crédito.
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