Sou leitor de HQs há pelo menos uns 10 anos e me propus fazer esta lista para homenagear os artistas que mudaram minha vida com sua arte. Obviamente muitos ficarão de fora – listas são sempre muito complicadas -, mas acredito que nestes meus 10 Desenhistas Favoritos eu tenha englobado gênios indiscutíveis (apesar de ter deixado de lado Frank Miller, por exemplo… e os fãs me perdoem por conta disso!).
Vamos lá então!
- Nome: Hergé
- Nascimento: 22 de maio de 1907, Bélgica
- Principais Trabalhos: As Aventuras de Tintin
Desde muito cedo comecei a assistir As Aventuras de Tintin, desenho animado que era transmitido a exaustão na TV Cultura. Pela curiosidade, fui atrás de saber quem era o artista e acabei me aprofundando um pouco mais em sua vida, carreira e em todas as polêmicas que Hergé causou em alguns volumes do herói jornalista. O personagem ganhou um filme dirigido por Steven Spielberg em 2011.
- Nome: Robert Crumb
- Nascimento: 30 de agosto de 1943, Estados Unidos
- Principais Trabalhos: Mr. Natural, Meus Problemas com as Mulheres
Conheci o trabalho de Robert Crumb há uns seus anos, mas foi uma espécie de amor à primeira vista. Sua linguagem nada peculiar e seus traços inconfundíveis causam estranheza e interesse. Adquiri Blues, uma compilação de diversas histórias que falam sobre o nascimento do gênero que dá nome à revista, além do insano Meus Problemas com as Mulheres, onde ele conta suas experiências sexuais e as taras mais bizarras, América, Minha Vida e seu famoso personagem Mr. Natural.
- Nome: Dave Gibbons
- Nascimento: 14 de abril de 1949, Inglaterra
- Principais Trabalhos: Watchmen, Rogue Trooper e Lanterna Verde
Um dos trabalhos mais importantes de Gibbons foi o Lanterna Verde que desenhou a partir de 1982. Conheci seus traços na obra prima Watchman, roteirizada por Allan Moore. Considerada a bíblia dos quadrinhos, compõe um mundo lotado de decadência e, porque não, realismo.
- Nome: Katsuhiro Otomo
- Nascimento: 14 de abril de 1954, Japão
- Principais Trabalhos: Akira, Domu: A Child’s Dream
Quando vi o filme Akira pela primeira vez me encantei pelos traços e pela violência – mas só entendi o roteiro quando tinha uns 18 anos. Há algum tempo atrás, a Editora JBC vem lançando o mangá clássico (que já vai para o terceiro volume) e os fãs estão super satisfeitos com a qualidade do material. Seus outros trabalhos são Domu e Memories.
- Nome: Akira Toriyama
- Nascimento: 5 de abril de 1955, Japão
- Principais Trabalhos: Dragon Ball e Dr. Slump
Minha vida pode ser pautada em Antes e Depois de Akira Toriyama, já que é o autor do personagem mais carismático dos mangás e dos quadrinhos em geral, ou seja, Goku da saga Dragon Ball. O desenho foi o estopim para que eu conhecesse diversos outros trabalhos orientais, além de fazer com que me apaixonasse e pesquisasse mais a fundo aquele país.
- Nome: Joe Sacco
- Nascimento: 1960, Malta
- Principais Trabalhos: Palestina: Uma nação ocupada, Gorazde
Um dos grandes expoentes quando o assunto é quadrinho jornalístico, pode não ter um traço perfeito mas é o necessário para passar todos os dramas de seus personagens. Palestina e Gorazde são um soco no estômago de todos os leitores e um estudo sobre a sociedade e a banalidade da guerra.
- Nome: Todd McFarlane
- Nascimento: 16 de março de 1961, Estados Unidos
- Principais Trabalhos: Spawn, Homem Aranha
Ficou famoso em Homem Aranha, por explorar as anatomias humanas de uma forma que poucos haviam feito, além de seu traço sujo e lotado de rabisco que, para muitos, pode ser desnecessário. Mas McFarlane apareceu em minha vida quando trouxe à vida o anti-herói Spawn. Hoje em dia prepara o roteiro (e talvez até dirija) para um novo filme da cria do inferno – e que desta vez faça jus ao personagem!
- Nome: Greg Capullo
- Nascimento: 30 de março de 1962, EUA
- Principais Trabalhos: X-Force, Spawn, Batman
Outro que conheci nas HQs de Spawn, Capullo começou a desenhar a ‘cria do inferno’ a partir do número 16. O traço mais limpo é um contra-ponto interessante ao de McFarlane, mas nem por isso o personagem perdeu a força. Também desenhou X-Force para a Marvel e Batman para a DC.
- Nome: Samuel Casal
- Nascimento: 1974, Brasil
- Principais Trabalhos: Prontuário 666
Casal fez alguns trabalhos em revistas como Caros Amigos, Você S/A, Quatro Rodas, dentre outras. Mas foi por intermédio das HQs que este nome surgiu em meu dia a dia. Numa dessas andanças em busca de novidades, me deparei com Prontuário 666 – Os Anos de Cárcere de Zé do Caixão, que é um complemento ao filme Encarnação do Demônio. Desenhos sujos e um roteiro cruel pontuam esta excelente obra nacional.
- Nome: Michel Borges
- Nascimento: Brasil
- Principais Trabalhos: Combo Rangers e o mangá de Jaspion (lançamento em breve)
Conheci Michel Borges por conta de seus desenhos em Combo Rangers (grupo de heróis criado por Fábio Yabu). Com traços simples, mas cheios de identidade, logo o artista ganhou minha atenção e hoje em dia, com Yabu novamente, trarão o mangá nacional de Jaspion, mostrando o que aconteceu 30 anos após derrotarem Satan Goss. Minhas expectativas estão nas alturas!
E esta é a lista dos meus 10 Desenhistas Favoritos. Quais são os seus? Comente com a gente!